Mais Lidas

Degase vai abrir mais mil vagas

Objetivo é reduzir superlotação em todo o estado

Adriana dos Santos Stumbo foi levada para a Cidade da Polícia
Adriana dos Santos Stumbo foi levada para a Cidade da Polícia -

O governo estadual anunciou ontem que vai abrir mil novas vagas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). De acordo com a Secretaria de Estado do Educação (Seeduc), até dezembro deste ano serão criadas 220 vagas de semiliberdade na Região dos Lagos, na Baixada e na capital, além do Norte e Sul do estado. Também está prevista a abertura de outras 200 vagas de internação e internação provisória na Região Serrana e no Leste Fluminense. Segundo a Seeduc, no total serão investidos R$ 125 milhões.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, o cronograma de investimentos no Degase prevê ainda a criação de outras 580 vagas em 2020. Elas serão distribuídas nas 21 unidades espalhadas pelo Estado do Rio. "Vamos locar casas para atender a esses jovens. Uma empresa será contratada para isso. A ideia é regionalizar essas unidades. Um jovem que mora em Itaperuna, por exemplo, não precisará sair da sua cidade", explicou.

Ainda segundo o secretário, uma parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vai oferecer vagas em cursos profissionalizantes para os menores infratores nas novas unidades.

Outra forma de criação de vagas de internação será o uso das dependências da Fundação para Infância e Adolescência (FIA) de Niterói, no bairro do Barreto, que não está em uso.

Devido à superlotação de unidades, O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a liberação de cerca de 400 menores infratores no Rio. O Degase informou que, até a tarde de ontem, 168 haviam sido liberados.