Mais Lidas

PRAZER E OBRIGAÇÃO

Vindas de final de temporada, estrelas têm rendimento abaixo do esperado

Argentina's Lionel Messi runs during a training session of the national team in Ezeiza, Buenos Aires, on June 5, 2019, ahead of the Copa America football tournament to be held in Brazil. Photo by Juan MABROMATA/AFP
Argentina's Lionel Messi runs during a training session of the national team in Ezeiza, Buenos Aires, on June 5, 2019, ahead of the Copa America football tournament to be held in Brazil. Photo by Juan MABROMATA/AFP -

Para montar as seleções são convocados jogadores que atuam no exterior, que se juntam a uns poucos locais. Os que atuam fora, especialmente na Europa, são as estrelas, casos de Messi (foto), Cavani, James Rodriguez, Coutinho e outros. Eles chegaram depois da temporada, exaustos e deixando de lado as férias com as famílias, fazendo isso por obrigação. Sabem o que representa vestir a camisa de uma seleção. Uma negativa para atender um chamado para uma Copa América pode representar a exclusão de uma lista futura para um mundial. Os caras atendem, como Willian, que interrompeu as férias em Israel para substituir Neymar. Mas o rendimento não é o esperado e não me digam que gostaram da troca. Cavani é exceção: está aparecendo mais porque, vítima de contusões, jogou menos no PSG. Futebol é um jogo alegre, feito para ser praticado por pessoas felizes. Os que vieram não demonstram prazer em estar aqui, apenas cumprem tabela de serviço.

PROMESSA

Rafael Dudamel, técnico da Venezuela, chegou afirmando que veio para cumprir os seis jogos nesta Copa América e tem chance de cumprir a promessa. Se passar pela Argentina, resultado possível, embora improvável, a Venezuela fará seis jogos, porque estará na semifinal. E mesmo perdendo, fará o sexto, disputando o terceiro lugar; ou seja, quem termina num pálido quarto lugar também faz seis jogos. Dudamel não prometeu nada além.

PEDALADAS

Rodolfo, goleiro do Fluminense, pilhado pelo controle de dopagem da Conmebol em jogo com o Nacional, da Colômbia, disputado no Maracanã. Ele testou positivo para cocaína.w

Rodolfo já havia sido condenado a dois anos de suspensão em 2102, quando jogava pelo Athletico-PR, também pelo uso da droga.

BOLA DENTRO

A galera do Grêmio quer tornar a noite de amanhã definitiva para efetivar Everton Cebolinha na Seleção Brasileira. Vão colar da porta do hotel ao fim do jogo nas orelhas do Tite.

BOLA FORA

A Conmebol se diz muito satisfeita com o desempenho do Árbitro de Vídeo, o VAR, nesta edição da Copa América. Não vejo o que comemorar. Tivemos erros graves. O Japão que o diga.