Mais Lidas

Peças para organização

Para auxiliar na categorização dos itens, as especialistas sugerem o uso de peças organizadoras, que podem ser compradas de forma avulsa ou produzidas sob medida. "Na cozinha, por exemplo, o porta-talheres pode ter uma dessas peças. Fica mais fácil categorizar os talheres e objetos de acordo com o uso e ainda ajuda a visualizar o conteúdo de forma mais clara", explica a arquiteta Fernanda Mendonça. Outra inspiração é o roupeiro que pode ter separadores de roupas íntimas.

Para o quarto, a cama-baú é ideal para armazenar objetos poucos manuseados, como cobertores pesados esquecidos durante o verão. Outra ideia é usar guarda-roupas sob medida, que podem ser produzidos de acordo com a necessidade dos moradores.

Além disso, em muitos apartamentos com metragens reduzidas, o armário pode fazer as vezes de divisor de ambientes entre a sala e o quarto, ressaltando o ganho em cada centímetro de área útil. Já no banheiro, armários superiores estreitos e fechados com portas espelhadas podem colaborar na tarefa de guardar tudo que o morador precisa.