Mais Lidas

Dicas para domésticas voltarem ao trabalho

Cartilha vitual oferece orientações para trabalhadores e patrões

Em tempos de relaxamento da quarentena e retomada das atividades, o Instituto Doméstica Legal vai publicar, segunda-feira, uma cartilha digital e gratuita para esclarecer dúvidas sobre o retorno do trabalho doméstico. Segundo a entidade, o texto também oferece orientações sobre o afastamento em caso de doença, o que fazer em relação ao transporte e quais são os equipamentos de segurança que o trabalhador deve usar. Os empregadores e empregados podem acessar www.domesticalegal.com.br e baixar a cartilha Cuidados no retorno do trabalho doméstico durante a pandemia, de autoria de Mario Avelino, presidente do instituto e do portal Doméstica Legal.

Avelino diz que o patrão precisa dar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras descartáveis ou de tecido, luvas, óculos de proteção e álcool em gel 70%. Ele aconselha que, ao chegar no trabalho, o funcionário tome um banho e troque de roupa. Mas ressalta que "é o empregador que compra uma ou duas mudas de roupa ou um uniforme para que a empregada troque."

Ele reforça que as medidas de higiene, estabelecidas pelas autoridades sanitárias, devem ser cumpridas por todos que estiverem na casa, seja patrão ou empregado. Outra dica dele é fazer uma reorganização das atividades com o objetivo de diminuir a exposição ao risco de contágio pela infecção.

E se o profissional for contaminado? Conforme a cartilha, ele deverá ser afastado imediatamente com a recomendação de buscar ajuda médica. O trabalhador fica assegurado pela Previdência Social, mediante atestado médico.

Há sugestões para manter a segurança no deslocamento. "Uma opção viável é ajustar os horários do trabalhador para que ele use o transporte em horário com menor movimentação e aglomeração", indica uma das orientações.

Comentários