Mais Lidas

Eleições municipais são adiadas

Pleito ocorrerá nos dias 15 e 29 de novembro

TSE vai fornecer álcool em gel e até luvas no dia da votação
TSE vai fornecer álcool em gel e até luvas no dia da votação -

Batido o martelo: as eleições municipais foram adiadas para 15 de novembro, o primeiro turno, e 29 do mesmo mês, em caso de segundo turno. Mas, segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, se cientistas avaliarem que a pandemia de coronavírus ainda representa risco, essa data pode mudar.

A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais de outubro para novembro por causa da pandemia do novo coronavírus. A votação, que tanta divergência causou nos últimos dias, ocorreu em dois turnos e o texto foi promulgado em sessão do Congresso. Dos partidos da base do presidente Jair Bolsonaro, apenas o PL e o PSC orientaram contra. Na prática, o texto que recebeu sinal verde da Câmara também muda o calendário eleitoral deste ano e a propaganda de candidatos no rádio e na TV terá início somente em 9 de outubro.

Para Barroso, o adiamento das eleições demonstra a capacidade de "diálogo institucional" entre a Justiça Eleitoral e o Congresso, em vídeo divulgado pela assessoria do TSE. Ele ainda afirmou que o TSE vai atuar em parceria com a iniciativa privada para garantir toda a segurança para os mesários e os eleitores, devido o coronavírus, durante a votação, com o fornecimento de máscaras, de álcool em gel e até de luvas "onde necessário", além de demarcação no chão. Outra possibilidade estudada é prolongar o horário da votação.