Mais Lidas

Hoje é o Dia D

Rio tem campanha de vacinação contra o Sarampo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove, hoje, o Dia D contra o Sarampo no Rio de Janeiro. A iniciativa acontece na capital fluminense (no Leme e na Quinta da Boa Vista), Nova Iguaçu, São João de Meriti e Niterói, das 8h às 17h. Cinco caminhões itinerantes estarão nesses locais com profissionais para aplicar a vacina.

A meta do governo estadual é imunizar 3 milhões de pessoas, entre seis meses e 59 anos, nos próximos meses. A recomendação é que gestantes e imunodeprimidos (pessoas cujo sistema imunológico está enfraquecido) não devem se vacinar.

"A Secretaria de Estado de Saúde está agindo de forma preventiva com relação ao sarampo, ao promover a mobilização da população e ao treinar médicos, enfermeiros e técnicos para identificar os sintomas da doença", explicou Edmar Santos, secretário estadual de Saúde.

A mobilização contra o sarampo se justifica, tendo em vista os cerca de 15 mil casos da doença ocorridos em São Paulo, estado vizinho ao Rio, e que contabilizou 14 mortes no ano passado. Existe a expectativa de o Estado do Rio registrar mais de 10 mil casos este ano. O sarampo é altamente contagioso e pode levar à morte.

Em Nova Iguaçu, a ação ocorrerá na Praça Rui Barbosa. Em Meriti, será na Praça da Matriz. Niterói vai aplicar doses da vacina entre o Terminal Rodoviário e a Estação das Barcas. Já no Rio, além do Leme (na Praça Alm. Júlio de Noronha) haverá vacinação na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O 'Dia D' contará com 28 mil voluntários, mobilizados pela Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros também apoiará.

Comentários