Mais Lidas

Fuzil a rodo no Rio

Levantamento da Polícia Civil mostra que traficantes têm cerca de 3.500 armas de guerra

maisfuzis
maisfuzis -

A Polícia Civil tem informações de que o traficante Marcelo Soares de Medeiros, o Marcelo PQD, preso desde 2007, tenta retomar o controle do Morro do Dendê, na Ilha do Governador, utilizando chamadas de vídeo. Uma foto mostra o criminoso em uma dessas chamadas, no que parece ser uma cela. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) apura a veracidade da foto.

A instabilidade na comunidade é vista com preocupação pelas autoridades. Levantamento da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) aponta que o Dendê possui a mesma quantidade de fuzis que a Rocinha, na Zona Sul, mas com território quatro vezes maior.

PQD cumpre pena no Instituto Penal Vicente Piragibe, em Bangu, Zona Oeste, em regime semiaberto, ou seja, não fica na cela durante o dia. Em junho ele pediu a progressão para prisão domiciliar, mas o Tribunal de Justiça (TJRJ) negou. Agora, recorre ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

A foto chegou ao setor de inteligência da Polícia Civil semana passada, logo após três traficantes serem mortos no Dendê, dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP), por bandidos da Vila Joaniza, do Comando Vermelho (CV), facção de PQD.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) afirma que "está verificando a autenticidade da imagem. A cela será vistoriada e caso seja constatada a irregularidade, será punido disciplinarmente podendo, inclusive, culminar na regressão do regime de cumprimento da pena".