Mais Lidas

Pessoas com deficiência

Programação, entre os dias 3 e 9, prevê diversas atividades gratuitas pelo Rio

O Rio vai receber a segunda edição do evento Cidade PcD, que reunirá atrações voltadas para pessoas com necessidades especiais. Na programação, atividades variadas e gratuitas, que terão início segunda-feira. Também está programada nova edição da Feira do PcD, que acontecerá no Centro de Convenções SulAmerica, na Cidade Nova, entre os dias 7 e 9. O padrinho do evento será o medalhista paralímpico Clodoaldo Silva.

Para dar início às comemorações, no dia 3, acontecerá, aos pés do Cristo Redentor, a cerimônia de abertura oficial, com entrega de medalhas a pessoas comprometidas com a causa. Também estão programados eventos como flash mob com cadeirantes, apresentações de dança de salão e samba nas estações do metrô.

Já a Feira PcD vai reunir empresas fornecedoras de produtos e serviços. Entre as novidades, uma casa modelo adaptada para pessoas com deficiência no meio da arena do Centro de Convenções SulAmerica. Outra atração é o OrCan MyEye, aparelho que oferece independência aos deficientes visuais e pessoas com déficit de leitura, dislexia e Síndrome de Down. O aparelho faz a leitura de textos e imagens através de gestos.

"A importância de um evento como esse vai além de atender as necessidades específicas das pessoas com deficiência, já que são direitos garantidos por lei. Pensar num mundo mais inclusivo e acessível deve ser do interesse de todos. Pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo, se beneficiariam se nossa cidade fosse mais acessível, como gestantes, pessoas com criança de colo ou carrinho de bebê e idosos", diz Denis Deli, um dos coordenadores do evento.