Mais Lidas

Alcoolismo: dá pra vencer

Escracha 28 de novembro de 2018
Escracha 28 de novembro de 2018 -

Só quem sente na pele a luta contra o alcoolismo sabe a barra que é. E não estou falando apenas do dependente (que em muitos casos nem percebe que tem o problema), mas de todos os amigos e familiares que, por amor, seguram na sua mão e fazem de tudo para te ajudar a vencer essa guerra.

Todos nós sabemos como começa: o churrasco em família, o happy hour da empresa, a festa dos amigos, o jogo de futebol... Chega uma hora em que tudo é motivo para "beber uns gorós" e a coisa acaba realmente ficando fora de controle.

O bagulho é doido e não tem espaço para brincadeiras. Para se ter uma ideia, o mais recente relatório publicado no periódico médico The Lancet estima que, todos os anos, 2,8 milhões de pessoas morrem no mundo por causas ligadas diretamente ao álcool. O estudo mostra também que uma em cada dez mortes de pessoas entre 15 e 49 anos está ligada à bebida.

No Brasil, são mais de 100 mil pais de família, donas de casa, jovens e adolescentes que perdem a batalha todos os anos. Esse número é maior do que as mortes provocadas pela Aids, a tuberculose e a violência juntas! É muito triste. O álcool tem o poder de relaxar a sua mente e te deixar mais leve e alegre. O problema é que muita gente costuma enfiar o pé na jaca e, quando isso acontece, é sempre mais difícil sair do buraco.

Assim, o álcool se transforma num inimigo poderoso. Mas há sempre uma saída enquanto houver força de vontade e amigos. Por isso, se você está nessa ou conhece alguém que não se controla ao beber, procure ajuda o quanto antes! Se o médico concluir que você é dependente, recomendará um especialista para tratar o alcoolismo.

A sua história está escrita a lápis. Passar uma borracha definitiva e escrever um novo capítulo só depende de você. Tenho certeza de que seus amigos e familiares darão a maior força. Quer sair dessa? Pegue um copo com água e faça um brinde à vida!

E vamos que vamos!