Mais Lidas

Triste despedida

Major executado por criminosos é sepultado

O oficial Alan de Luna Freire  foi enterrado ontem, em Mesquita
O oficial Alan de Luna Freire foi enterrado ontem, em Mesquita -

O corpo do major da Polícia Militar Alan de Luna Freire, de 40 anos, assassinado a tiros de fuzil na manhã de terça-feira no bairro Jardim Esplanada, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi enterrado ontem no cemitério Jardim de Mesquita, no município de Mesquita, também na Baixada. Com a morte do major, subiu para 87 o número de PMs assassinados neste ano.

"O oficial foi um exemplo de dedicação e combateu com galhardia a criminalidade no Estado do Rio de Janeiro", afirmou a PM em nota publicada no Twitter.

Segundo a corporação, o crime pode ter sido ordenado por Antonio Eugênio de Souza, o Batoré. O suspeito é apontado pela polícia como o "matador" da quadrilha de Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, que domina o Morro do Dendê, na Ilha do Governador. O Disque-Denúncia oferece R$ 30 mil de recompensa por informações que levem ao criminoso.

As ameaças teriam começado no dia 10, um dia depois de Luna e seus colegas do 17º BPM (Ilha do Governador), juntamente com agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRFA), participarem de uma ação na qual dois seguranças de Guarabu foram mortos. Dias antes, Luna havia prendido integrantes da quadrilha.

Luna foi assassinado por volta das 8h30 por bandidos que estariam em um carro e uma moto. Pelo menos 24 disparos acertaram o carro do PM. Os tiros foram agrupados perto da maçaneta da porta do motorista. Segundo a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), foram apreendidas cápsulas de fuzil 762.

Horas depois do assassinato, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) iniciaram operação no Morro do Dendê. Um suspeito foi morto e um fuzil apreendido.