Mais Lidas

Assaltos a ônibus em alta

Segundo dados da Fetranspor houve aumento de 21% este ano

Alessandra Almeida da Silva estava com a avó quando foi atingida pelo ônibus
Alessandra Almeida da Silva estava com a avó quando foi atingida pelo ônibus -

O Estado do Rio registrou um total de 1,5 mil assaltos a ônibus desde o início de 2019. O resultado representa um aumento de 21% no número de ocorrências deste tipo de crime em relação a todo o ano passado, quando ocorreram 1,2 mil casos. O levantamento foi divulgado ontem pelo gerente de Planejamento e Controle da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio (Fetranspor), Guilherme Wilson Conceição, em audiência pública nas comissões de Transportes e de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj.

De acordo com o executivo, o agravamento da crise da segurança pública contribuiu para o aumento da violência nos ônibus de uma forma geral. "Os índices de criminalidade estão aumentando desde 2014. Implantamos câmeras de segurança em todos os coletivos da região metropolitana, mas observamos que só elas não têm sido suficientes para inibir esse tipo de delito", destacou. 

Presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, o deputado Carlos Augusto (PSD) afirmou que é fundamental a união das forças de segurança, do Legislativo e do setor de transportes para o combate à violência nos ônibus. "Pretendemos unir as ideias com dados informativos como câmeras, levantamentos prévios e relatórios investigativos", disse. 

Morta em assalto

Uma mulher morreu e outras duas pessoas foram baleadas durante assalto a um ônibus, no Campinho, na Zona Oeste do Rio, no último dia 5. A auxiliar de serviços gerais Luzimar Oliveira, de 49 anos, estava indo para o trabalho, no Leblon, quando foi atingida por um tiro no peito e morreu no local.

O tiroteio aconteceu quando dois policiais militares à paisana reagiram quando dois bandidos anunciaram o assalto. Os criminosos conseguiram fugir.