Mais Lidas

Desastre aéreo, naufrágio... Relembre tragédias que ocorreram na sexta-feira 13

Estima-se que mais de 90% dos edifícios de Nova York, por exemplo, cidade mais populosa dos Estados Unidos, não têm o 13º andar. Motivo? Superstição

Gato Preto se tornou símbolo da sexta-feira 13
Gato Preto se tornou símbolo da sexta-feira 13 -
São Paulo - Sabia que muitos prédios e hotéis evitam o 13º andar, utilizando o espaço para armazenamento e manutenção ou o ignorando totalmente? Isso inclui três dos prédios mais famosos da cidade de São Paulo: o edifício do Banco Safra (Avenida Paulista, 2100, Cerqueira César), inaugurado em 1988; o da torre norte do Centro Empresarial Nações Unidas (Avenida das Nações Unidas, 12901, Vila Nova Conceição), construído 2000; e o do Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71, Centro), de 1954. Eles simplesmente pulam o 13º andar.

Não se sabe ao certo quando a crença surgiu. Alguns dizem que começou na Idade Média, outros que está enraizado em crenças religiosas e tem relação com o 13º convidado da Última Ceia, Judas, o apóstolo que disse ter traído Jesus, além da crucificação de Jesus, que aconteceu também no dia 13 , em uma sexta-feira. Há também quem acredite que a origem veio de forças místicas, já que a décima terceira carta do Tarô é “a morte”.
Independente da origem da crença , não há como ignorar que coisas bizarras de grande magnitude acontecem nesse casamento malévolo de número e dia. O misterioso assassinato do rapper Tupac Shakur, nos anos 90, o naufrágio do Costa Concordia e o bombardeio no Palácio de Buckingham são alguns dos exemplos. Listamos acontecimentos que marcaram essa data:
Ataque Terrorista na França
Dia 13 de novembro de 2015, sexta-feira, uma série de ataques terroristas deixaram 137 pessoas mortas e outras 415 feridas. Os ataques aconteceram em Paris e Saint-Denis, na França e consistiram em fuzilamentos em massa, atentados suicidas, explosões e uso de reféns, e foram praticados pelo Estado Islâmico.
Incêndio na Austrália
O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde cerca de 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
Queda de avião na Cordilheira dos Andes
O avião da Força Aérea do Uruguai, que levava 45 pessoas, incluindo a equipe uruguaia de rúgbi, caiu na Cordilheira dos Andes no dia 13 de outubro de 1972, uma sexta-feira. Os 16 sobreviventes tiveram que praticar antropofagia para sobreviver e enfrentaram um frio de 30 graus negativos. Eles foram resgatados 72 dias depois do acidente e os acontecimentos deram origem ao filme Alive (Vivos), de 1993.
Britânico atingido por um raio
Segundo o jornal Daily Mail, um jovem britânico de 13 anos foi atingido por um raio na sexta-feira 13 , às 13h13 durante um show aéreo na Inglaterra. O hospital informou que o garoto está vivo e que foi tratado apenas com queimaduras no ombro.
Naufrágio do Costa Concórdia
O Costa Concórdia afundou no oceano em 13 de janeiro de 2012. Segundo a Vanity Fair, tornou-se o maior navio de passageiros já destruído, com quase o dobro da quantidade de pessoas a bordo do que no Titanic, mas apenas 32 pessoas morreram . O capitão foi condenado por homicídio culposo em 2015.
Inundações no Kansas
Em 13 de julho de 1951, o estado do Kansas foi atingido por mais de 40 cm de chuva . As cidades de Manhattan, Lawrence e Topeka foram as mais afetadas e mais de dois milhões de acres de terra foram danificados pela enchente. A tempestade também afetou tanques de petróleo, alguns dos quais pegaram fogo e explodiram.
Queda de avião na Rússia
Em 13 de outubro de 1972, um avião que estava indo para Leningrado (agora São Petersburgo) caiu com 174 pessoas a bordo (incluindo os dez tripulantes). Na época, a tragédia do Aeroflot 217 foi o pior acidente de avião na história da Rússia. 
Tempestade em Nova York
Na sexta-feira, 13 de outubro de 2006, uma tempestade em Nova York deixou aproximadamente 350.000 pessoas sem energia e a cidade paralisada.
Mas nem tudo está perdido! Sexta-feira 13 não é motivo de alarme em alguns países, como Espanha e Grécia, que fazem da terça-feira 13 sua data mais perigosa. Na Itália, o dia de azar é sexta-feira 17. Já em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a sexta-feira 13, incluindo a cidade do Porto. A maior de todas acontece no castelo de Montalegre, em Trás-os-Montes. As festas incluem bruxas, teatro, fogueira e banquetes com produtos locais.

Em breve, esta sexta-feira 13 terminará, e até os mais supersticiosos de nós poderão ficar tranquilos - pelo menos até a próxima, no dia 13 de dezembro de 2019. Melhor já ir se planejando: todos os anos têm pelo menos uma sexta-feira 13, e no máximo três. E é muito fácil de saber: é só checar os meses que começam no domingo. Algumas pessoas podem até ficar em casa - embora estatisticamente, a maioria dos acidentes ocorra em ambiente domiciliar, então essa pode não ser a melhor estratégia. Mas independentemente do lugar que você escolha passar o dia de hoje, aqui vão algumas dicas que evitam uma sexta-feira 13 desastrosa:

Evite andar sob uma escada
Tocar em objetos feitos de madeira
Não quebrar espelhos
Abençoar alguém quando espirra
Cruzar os dedos
Pegar moedas de um centavo
Quebrar um osso da sorte - a fúrcula, que é um osso bifurcado encontrado nas aves, como frango, conhecido como amuleto da sorte - e fazer um desejo
Jogar sal por cima do ombro esquerdo
Evitar abrir um guarda-chuva dentro de um espaço fechado
Evitar colocar sapatos novos em cima da mesa
Evitar contar a alguém seu desejo de aniversário
Evitar ultrapassar alguém nas escadas
Evitar lugares com o número 13
Evitar andar sobre uma rachadura
Evitar comer queijo antes de dormir
Evitar deixar um gato preto cruzar seu caminho
Evitar pisar em uma grade
Empurrar uma colher no fundo de uma casca de ovo vazia depois de terminar de comer
Carregar um pé de coelho da sorte com você
Cortar as duas extremidades do pão