Mais Lidas

Crianças youtubers são alvos de ação do Ministério Público de São Paulo

A acusação é de publicidade indireta de brinquedos e outros produtos infantis. MP-SP pede que Google retire os conteúdos do ar

Bonecas LOL: citadas na ação
Bonecas LOL: citadas na ação -

São Paulo - Crianças que produzem conteúdo para o YouTube são alvos de uma ação civil pública do Ministério Público de São Paulo por fazerem propaganda disfarçada de brinquedos e outros produtos infantis. O Ministério Público solicita que o Google retire do ar vídeos dos youtubers Julia Silva, Felipe Calixto, Manoela Antelo, Gabriela Saraivah, Marina Bombonato, Duda MH e do canal Vida da Amy.

A promotoria lista uma série de vídeos que devem ser retirados. Na maioria deles, as crianças aparecem avaliando brinquedos muito populares, como as bonecas LOL, da Candide.

A ação partiu de uma denúncia sobre campanha do canal de Julia Silva sobre a boneca Monster High, da Mattel, que sugeria desafios cujos vencedores seriam premiados com o brinquedo.

O MP-SP também pede que o Google impeça o uso do Youtube como meio de burlar as normas sobre publicidade infantil e proíba a monetização (remuneração) de vídeos que violem direitos das crianças.

"Diante do abuso propiciado pela publicidade indireta por meio da ação de youtubers mirins, a plataforma Youtube, que não é destinada a menores de 18 anos, mantém-se inerte em relação às comunicações mercadológicas abusivas praticadas em face do público infanto-juvenil, deixando diversas crianças e adolescentes expostas", afirma a ação.