Mais Lidas

Sala e cozinha unidas

Alternativa de decoração integra os ambientes e os moradores, dizem os especialistas

A medida é apontada como uma boa possibilidade para empreendimentos compactos
A medida é apontada como uma boa possibilidade para empreendimentos compactos -

Com revestimentos charmosos, soluções de marcenaria e uma decoração prática, a cozinha pode perder as paredes e se unir à sala, passando a ter um único espaço de convivência pronto para o uso dos moradores. A união da sala e cozinha é uma tendência cada vez mais presente nos projetores interiores. De acordo com os especialistas, a integração desses ambientes é perfeita quando se deseja ampliar tanto a sala como a cozinha, especialmente em imóveis compactos.

"A ampliação entre cozinha e sala pode deixar o espaço mais arejado e com a sensação de parecer maior", explica a arquiteta Vanessa Keiko.

Além disso, dependendo da solicitação do morador, a integração pode resultar em uma melhor interação com os amigos e a família. "Antes, cozinhar era um ato isolado e solitário. Mas com a integração entre os cômodos, a pessoa que fica na cozinha pode ter o contato com os convidados", explica o arquiteto Felipe Luciano.

Para quem ainda não se sente confortável em optar pela conexão total da ala social, os arquitetos propõem uma integração parcial. Entre a cozinha e sala, o imóvel pode ganhar uma porta de correr que desliza para separar e unificar os ambientes.

"A casa pode apresentar um painel e MDF laqueado que acomoda a TV e também esconde a cozinha, quando necessário", orienta Felipe.