Mais Lidas

Paracambi treme e assusta

Abalo sísmico ocorreu no domingo

Epicentro do abalo sísmico de pequena magnitude foi registrado no município da Baixada
Epicentro do abalo sísmico de pequena magnitude foi registrado no município da Baixada -

Um tremor de magnitude 2,2 na escala Richter assustou moradores de Paracambi e Seropédica, na Baixada Fluminense, no fim da noite de domingo. A atividade foi identificada por dois observatórios sismológicos do país, por volta das 23h. Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), tremores pequenos são relativamente comuns no Brasil e podem ocorrer em qualquer lugar.

Ainda segundo os pesquisadores, tremores dessa magnitude normalmente não trazem nenhum perigo, a não ser um pouco de susto à população. E foi o que aconteceu. Nas redes sociais, moradores relataram situações como sons de explosões.

"Eu ouvi um estrondo bem alto aqui em casa, saí pra ver, mas não vi nada", publicou no Facebook uma moradora de Paracambi.

Moradores de Seropédica, que fica a 15 km, também disseram ter sentido o tremor. "Que barulho foi esse, gente? Agora o Brasil tem até terremoto. Acaba logo 2020", postou uma moradora do município.

De acordo com o centro especializado em sismos da USP, não é possível saber a natureza ou a causa dos pequenos abalos. "Normalmente são causados por pressões geológicas naturais presentes na crosta terrestre".

Em nota, a Defesa Civil de Paracambi informou que não recebeu nenhum chamado relacionado ao tremor e que não houve registro de nenhum dano ou de vítimas do abalo.