Mais Lidas

Folia chega a hospitais

Formado por músicos e palhaços, bloco Seringa Solta desfilará em sete unidades

Já pensou se os corredores dos hospitais do Rio virassem uma festa durante o Carnaval? Pois é o que faz o Bloco da Seringa Solta, que nesta época do ano leva um pouco de alegria e folia para os internados nas unidades de saúde da cidade.

Criado pelo projeto Plateias Hospitalares, do Doutores da Alegria, o bloco é formado por músicos e palhaços profissionais, e desfilará em sete hospitais públicos do Rio no próximo Carnaval. Os desfiles serão entre os dias 11 e 20 de fevereiro e prometem levar alegria não só para os pacientes, mas também para funcionários e visitantes. No repertório, marchinhas e o hino do próprio bloco, paródia do Cordão da Bola Preta.

Márcia Pache, terapeuta ocupacional do Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, Zona Sul, lembra que a reação dos pacientes ao bloco é sempre a melhor possível. "É animado, eles gostam, se divertem e fica todo mundo com um humor melhor, muito mais alegre. Ajuda muito no quadro depressivo", avalia.

A coordenadora do projeto, Silvia Contar, contam que o nome do bloco surgiu em 2013. "Na época, os artistas se reuniram para sugerir nomes que fossem relacionados ao ambiente hospitalar e brincassem com o Carnaval, e aí saiu o Seringa Solta", recorda. Silvia acrescenta que as áreas em que o cortejo passa são combinadas antes com a direção dos hospitais. "Mas costuma ser na enfermaria e no refeitório", diz.