Mais Lidas

Cadê o geladinho?

Empresas de ônibus têm até setembro para botar ar-condicionado em toda a frota

Ônibus da linha 390 que vai para Curicica não tem ar condicionado
Ônibus da linha 390 que vai para Curicica não tem ar condicionado -

Dentro do ônibus, no Centro do Rio, a estudante Angélica Farias, de 22 anos, procurava na bolsa algo para abanar o rosto. Numa tarde em que os termômetros marcavam mais de 30 graus, a falta de ar-condicionado no coletivo da linha 390 (Curicica-Candelária) tornava ainda mais sofrida a rotina dos passageiros. O processo que determina a climatização integral da frota do Rio se arrasta na Justiça desde 2013. "É horrível! A gente paga passagem cara e ainda tem que andar em ônibus cheio e sem ar-condicionado. Todo dia é este inferno", relata Angélica.

De autoria do Ministério Público estadual (MPRJ), o processo que tramita na Justiça determinou, em fevereiro de 2014, a instalação dos aparelhos de refrigeração em 100% da frota para compensar os transtornos causados com as obras do Porto Maravilha. O primeiro prazo expirou no fim de 2016, sem que a meta fosse alcançada. A atual data-limite, estabelecida em decisão de novembro de 2018, é 30 de setembro deste ano.

Tanto a prefeitura como o Rio Ônibus, sindicato que representa as concessionárias, alegam que estão trabalhando para cumprir o prazo. Porém, a atuação de um interventor independente ainda não teve início. A determinação da intervenção consta na mesma decisão de 2018, e foi reafirmada pela Justiça em maio de 2019.

O MPRJ informou, em nota, que entrou com recurso, em dezembro do ano passado, "de modo que a climatização integral não ultrapasse setembro".