Mais Lidas

Tempero materno

Famosos fazem receitas das mães no novo quadro

Patricia Poeta comanda a disputa gastronômica na atração
Patricia Poeta comanda a disputa gastronômica na atração -

Todo mundo tem um prato favorito feito pela mãe, que só de lembrar já dá água na boca. Já imaginou reproduzir essa mesma receita diante de câmeras, com um cronômetro rolando, sob o olhar da matriarca e ainda receber a avaliação de um chef? Esse é o mote do Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua, quadro que estreia hoje, no É De Casa, em pleno quarto aniversário da atração da Globo.

O primeiro episódio tem Latino e Paula Fernandes com suas respectivas mães. "Muitas vezes conhecemos a cantora, o humorista, mas não conhecemos muito a mãe, a pessoa por trás, que sempre dá aquele carinho, suporte para o filho e a filha. Esse quadro também mostra a relação da mãe com os filhos, que acho que é muito bacana também", explica Patricia Poeta, avisando que na cozinha o ponto forte dela são os doces.

Na dinâmica do programa, a produção recebe três receitas das mamães e escolhe uma apenas. O artista descobre o que irá preparar segundos antes de colocar a mão na massa. Em cada episódio — são seis no total —, uma dupla se enfrenta. Ao final de cada programa, uma mãe sai vencedora e leva para casa o troféu. "As grandes surpresas são as mães. A do Latino, a gente se divertiu muito com ela aqui", conta Patricia.

Até segunda ordem, a mãe tem apenas o papel de dar apoio moral ao filho, mas se ela apertar um botão, entra na competição para 'salvar' o(a) filho(a) no preparo da comida. "Mas isso custa mais caro, porque (o tempo da prova) corre mais rápido", explica. Para dizer quem leva a melhor, o chef Ravioli tem a missão de provar as delícias. "Teve um participante que falou: 'Vou inventar, minha mãe cozinha pior que a sua'", lembra, aos risos.

'Como a comida inteira'

Mas não é só o chef Ravioli quem prova os quitutes produzidos. "Eu não provo, como a comida inteira. O chef prova para dar nota e anota ali. Assim que ele prova, como o prato inteiro", entrega a apresentadora. Além do sabor, Ravioli avalia aparência, criatividade, empratamento, quantidade, textura dos ingredientes, bem como seu processo e tempo de preparo. "Já aconteceu de o prato não estar muito bonito, mas estar gostoso", afirma. Quando questionada sobre uma receita familiar, Patricia, que é de São Leopoldo (RS), tem a resposta na ponta da língua: um arroz carreteiro preparado pela mãe. Mas, segundo a apresentadora, não é um carreteiro tradicional. "Minha mãe criou um dia e ficou. É o carreteiro que eu sei fazer, não é com charque, é com carne normal", conta.

Comentários