Mais Lidas

Mãezona na ficção e na vida real

Dira Paes fala sobre sua relação com os dois filhos

Dira Paes fala sobre maternidade
Dira Paes fala sobre maternidade -

Dira Paes, de 49 anos, corta um dobrado para administrar o coração de mãe de Janaína, sua personagem em Verão 90, da Globo. A situação se intensifica quando tem cenas de briga entre os filhos João (Rafael Vitti) e Jerônimo (Jesuíta Barbosa). Na vida real, quando o tempo fecha entre os filhos da atriz (Inácio, de 11 anos, e Martin, de 3), ela dá um basta. "É uma experiência toda vez que eu vejo meus filhos brigando, eu falo: 'Pelo amor de Deus, isso é na novela. Aqui eu não quero isso'. O de 3 anos se acha na mesma idade do de 11", lembra a atriz, aos risos.

Como está criando dois meninos, Dira conta que sempre reflete muito sobre essa dor que é ver dois filhos brigados. "Conheço algumas mães que vivem essa situação e é uma coisa que adoece a família inteira um pouco. O Martin tem 3 anos e não tem noção disso, mas eu sempre tento ponderar com o Inácio a importância da família, da união, da referência e de você saber reconhecer quando está feliz e quando não está", defende a mãe corujona.

Outro ponto que ela defende na educação dos herdeiros é incentivar os dois a verbalizarem seus sentimentos. "O menino, de certa maneira, tem tendência a não verbalizar. Não é que seja uma regra. Mas na minha casa eu puxo tudo. Eu fico tentando, de alguma maneira, sempre entender o que está passando pela cabeça deles", conta.

Mãezona assumida, Dira afirma que tenta ter um domínio do que está acontecendo em casa, até mesmo porque ela tem que trabalhar fora. "Quando não estou em casa, sei o que eles comeram, eu sei os horários. Então, eu vou fazendo aquela checagem de longe", explica. Ainda segundo a paraense, mesmo quando está relaxando no sofá, se o filho pedir omelete, ela não pensa duas vezes em saciar a vontade da cria. "Vou para a cozinha com o maior amor, mesmo cansada", destaca ela.

Atriz destaca a importância da amamentação

Dira deu à luz pela primeira vez aos 41 anos, e, na segunda gravidez, tinha 46. "Eu sou aquela atrasadinha, comecei tarde a ter filhos", brinca a atriz. As duas experiências deram bastante bagagem para ela, que faz questão de dividir o aprendizado com outras mamães. "Quando eu estava em Belém com minhas sobrinhas grávidas, falei justamente sobre amamentação. Porque a amamentação é tão fundamental na criação de uma criança que não falamos da dificuldade que é fazer a 'pega do peito' e o ressecamento do bico do peito, que muitas vezes acontece", alerta ela, que diz que a amamentação é um momento em que a mulher vai com muita expectativa porque é o grande encontro entre mãe e filho. "Eu amamentei mais do que devia. Não sou um exemplo porque fiz essa raspinha de tacho e queria aproveitar até o último momento", confidencia.

'A saúde na gravidez está na felicidade, no prazer. É um momento em que você pode se atracar com um bolo de chocolate sem culpa", diverte-se


Dira Paes fala sobre maternidade Nana Moraes / Divulgação
Dira Paes Nana Moraes/Divulgação
Dira Paes Nana Moraes/Divulgação

Comentários