Mais Lidas

Um duelo de gerações

Fogão aposta em sua cria, enquanto o Vascão recorreu ao treinador experiente

Gustavo Bochecha entra no lugar de Alex Santana, machucado
Gustavo Bochecha entra no lugar de Alex Santana, machucado -

Se o Botafogo recorreu à coragem das inovadoras ideias de Eduardo Barroca para superar um momento de crise, o Vasco foi mais conservador e apostou no vitorioso currículo de Vanderlei Luxemburgo para gerir a enorme pressão, na arquibancada e nos bastidores do clube, para decolar no Brasileiro. No Nilton Santos, hoje, às 11h, os treinadores dividirão com os jogadores o protagonismo de um clássico que pode ser decidido à beira do gramado.

Em busca de uma solução eficaz e ousada, o Glorioso, que hoje faz seu jogo de número 300 no Niltão (venceu 167, empatou 74 e perdeu 58 vezes), fugiu do óbvio ao anunciar Barroca para o lugar de Zé Ricardo. Cria da base alvinegra, o técnico foi repatriado do sub-20 do Corinthians para colocar em prática o estilo que valoriza a posse de bola.

Classificado para as oitavas de final da Sul-Americana e no meio da tabela do Brasileiro, o técnico de 37 anos tem superado as carências e a ausência de grandes contratações com organização e padrão.

"Sei que vamos enfrentar uma equipe motivada, com treinador novo. É o Vasco... Precisamos ser competitivos no clássico, como fomos contra o Fluminense, e manter nossa identidade. Vamos lutar para vencer, temos que pontuar o máximo possível nessas primeiras rodadas", destacou Barroca.

Com cinco títulos brasileiros, Luxa segue como o maior vencedor como técnico na competição. Neste ano, porém, o grande desafio é manter o Vasco na Série A. Na lanterna após seis rodadas, o time tentará a primeira vitória.

No auge da carreira, Luxa também foi considerado um técnico de vanguarda pelos críticos pelo futebol ofensivo praticado que o levou à Seleção e ao Real Madrid. Aos 67 anos, encara o desafio no Vasco como a chance de mostrar a capacidade de se reinventar.

"Estamos em evolução. A semana de trabalho foi boa. É um momento de crescimento. Quero que a equipe se consolide com uma filosofia, com uma característica que funcione na Série A", avaliou Vanderlei Luxemburgo.