Mais Lidas

Começando o ano bem

Especialistas explicam a importância do check-up anual na prevenção de doenças

chec up
chec up -

Com a chegada do novo ano, muitas pessoas fazem promessas que pretendem cumprir, entre elas serem mais saudáveis. Para conseguir atingir essa meta, é necessário fazer os tão falados exames anuais, conhecidos como check-ups. Com isso, a saúde fica em dia, evitando doenças, inclusive as cardiovasculares, que são apontadas como a principal causa de mortes no mundo.

Segundo Faisal Elias Salemi, cardiologista do centro médico Consulta Aqui, de São Paulo, o acompanhamento anual é recomendado para indivíduos hígidos, ou seja, sem doenças pré-existentes, e a cada meses para pacientes que estejam em controle de qualquer patologia, como dislipidemia (colesterol alto), diabetes e acido úrico.

"O check-up cardiológico nos mostra prematuramente pacientes com potencial para arritmias, doenças coronárias e hipertensão arterial", explica ele.

Fazer o acompanhamento anual com especialistas independentemente de idade, pois as crianças precisam ir ao pediatra é importante para prevenir diversas doenças. "O ideal sempre é a prevenção, além de se levar em consideração idade, sexo, hábitos, história familiar e doenças e cirurgias prévias", confirma o ginecologista do Consulta Aqui, Fábio Broner.

Gerente do centro médico, Thais Granado detalha os exames realizados durante um acompanhamento de rotina com o cardiologista.

"O check-up engloba consulta com cardiologista, exames laboratoriais, raio-x de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma", aponta. Quando os resultados estiverem prontos, é preciso retornar ao especialista que solicitou os exames.

Outros tipos de check-ups

Thais conta que, além dos check-ups cardiológicos e ginecológicos, os mais comuns são o urológico, que ajuda o paciente a prevenir ou tratar doenças na próstata; o clínico, que contempla exames laboratoriais, incluindo os hormônios da tireoide que auxiliam na prevenção ou tratamento de doenças crônicas; e o pré-operatório, que contempla os exames laboratoriais e de imagem, além da consulta com o cardiologista com foco na avaliação do paciente para realização de cirurgias eletivas.

Importante pras mulheres

A mulherada precisa fazer exames anuais com o ginecologista. O acompanhamento ajuda na prevenção de doenças, como câncer de mama e de colo de útero, e engloba consulta, exames laboratoriais, citopatologia cervico-vaginal (papanicolau) e ultrassom transvaginal e de mamas.