Mais Lidas

Exercícios após as ceias

Personal trainer dá dicas de atividades físicas que ajudam a eliminar os quilinhos a mais

Aproveitou todas as delícias no Natal e no Ano-Novo e está com a consciência pesada? Não fique triste! O MEIA HORA pediu ao personal trainer Mateus Mendes para indicar exercícios que ajudam a queimar as calorias ingeridas a mais.

"Quem está em busca da redução de peso pode acelerar seus resultados ao escolher atividades físicas que queimem muitas calorias e, ao mesmo tempo, sejam prazerosas, além de exercícios que envolvam mais de uma articulação e grupo muscular", afirma ele.

Ele também conta que é preciso usar calçados e roupas apropriadas para a atividade.

Agachamento com desenvolvimento pegada neutra

Agachamento com desenvolvimento - MATEUS MENDES / DIVULGAÇÃO

Os agachamentos são movimentos básicos que devem sempre estar em nossa rotina de exercícios. Trabalhamos o quadríceps e glúteos médio e máximo. Aliado a esse exercício iremos adicionar o desenvolvimento que irá trabalhar os músculos dos deltoides e tríceps.

COMO FAZER: Em pé, com as pernas ligeiramente afastadas, pegue um peso de três quilos em cada mão e os posicione sobre os ombros. Realize o agachamento e, quando retornar para a posição em pé, estenda os membros superiores para cima, retornando logo em seguida para a posição inicial. Comece com duas séries de 15 a 20 repetições. Progredindo posteriormente para 3 séries e a mesma repetição.

Agachamento passada

Agachamento passada - MATEUS MENDES / DIVULGAÇÃO

Variação do outro agachamento, porém com ênfase no glúteo máximo e sem utilização dos membros superiores (deltóides e tríceps).

COMO FAZER: Em pé, com os pés ligeiramente afastados e um peso de quatro quilos em cada mão, dê um passo largo para a frente com o tronco o mais reto possível e realize o agachamento unilateral. Realize o movimento alternando as pernas. Faça três séries de 15 a 20 repetições.

Pular corda

Pular corda - MATEUS MENDES / DIVULGAÇÃO

Esse exercício, além de trabalhar vários grupos musculares, desafia seu equilíbrio e a coordenação, sobretudo se praticado com habilidades adicionais da mão e do pé. Pular corda emagrece e fortalece especialmente suas panturrilhas e músculos das pernas. Início: 15 minutos em dias alternados, para só depois evoluir em ritmo, tempo e coordenação.

OBS: "Indivíduos que sofrem com lesões nos tornozelos, joelhos, quadril e coluna devem tomar cuidado antes de iniciar o treino com corda. Se estiver muito acima do peso, não é recomendado pular corda devido ao impacto repetitivo que pode gerar lesões. Realize um fortalecimento antes", aconselha Mateus.

Burpee

Exercício burpee - posição 3 - MATEUS MENDES / DIVULGAÇÃO
Exercício burpee - posição 1 - fotos: MATEUS MENDES / DIVULGAÇÃO
Exercício burpee - posição 2 - MATEUS MENDES / DIVULGAÇÃO

O burpee pertence a um grupo especial de exercícios que exercem grande força nos músculos e ainda tem a vantagem de fazer bem aos ossos. São exercícios de alta intensidade, que trabalham vários músculos ao mesmo tempo e queimam muitas calorias.

COMO FAZER: Comece o exercício de pé, com os pés na mesma largura dos ombros. Em seguida, realize um agachamento até colocar as mãos apoiadas no chão. Depois, jogue as pernas para trás e volte para a posição de agachamento. Para finalizar, fique de pé novamente ou dê um salto, com o maior impulso possível com os braços levantados para cima. Comece com 10 a 15 repetições. Em seguida, aumente gradativamente 15 a 20.