Mais Lidas

Três presos em operação

Ação da Polícia Civil teve como objetivo prender acusados de praticar estupro virtual

A Polícia Civil fez uma operação para prender acusados de praticar o chamado estupro virtual. Foram presos ontem três de nove suspeitos do crime. Apesar de não estar prevista no Código Penal, a modalidade é enquadrada com base no artigo 213, sobre estupro, e prevê pena para quem obriga alguém a praticar qualquer tipo de ação de cunho sexual contra sua vontade, sob ameaça ou uso da violência.

De acordo com a delegada Fernanda Fernandes, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Duque de Caxias, o estupro virtual ocorre quando um criminoso obriga outra pessoa a praticar consigo mesmo o ato libidinoso. "O estupro virtual é diferente da pornografia de vingança. Na vingança, o agressor vaza imagens íntimas da vítima com quem tinha relacionamento ou porque queria dinheiro ou um ato sexual com ela", explicou a delegada. Na violência virtual, o criminoso manda a vítima gravar cenas que ele ordena. "O autor, para satisfação da lascívia dele, faz com que a vítima tenha esse comportamento, pois possui fotos íntimas dela e ameaça divulgar", afirmou.

Entre os presos de ontem está um homem acusado de dopar a noiva e praticar, com ela inconsciente, atos sexuais. Depois, segundo as investigações, passou a realizar chantagem com as imagens com o objetivo de ela não terminar o relacionamento. A polícia investiga se ele também violentava a enteada, de 6 anos.

A operação foi realizada em Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, no Méier, em Campo Grande, São Gonçalo e Nova Friburgo.