Mais Lidas

Pandemia de golpes

ISP registrou 6.058 golpes online entre março e julho, 67% a mais do que em 2019

Vendas online crescem na pandemia, assim como os golpes
Vendas online crescem na pandemia, assim como os golpes -

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que o número de estelionatos foi nas alturas durante o período de pandemia, principalmente no mês de julho. Segundo o levantamento foram 6.058 entre março e julho, um aumento de 67% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de estelionatos em ambiente virtual passou de 339 para 1.616, quase cinco vezes mais.

Na semana passada, a polícia desbaratou uma quadrilha especializada em aplicar golpes com a venda de títulos de hotéis e pousadas sem validade, principalmente em idosos. Onze criminosos foram presos acusados de terem extorquido R$ 6 milhões de dezenas de vítimas, desde 2011, no Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Especialistas apontam a internet e o telefone celular como principais canais usados pelos estelionatários. O site Safer Net (https://new.safernet.org.br), especialista em segurança digital tem dicas para evitar golpes ao usar o computador ou celular para fazer compras on line e como proteger dados pessoais.

Homicídios em queda

O estudo do ISP também mostra que os casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) caíram em comparação ao ano passado. O mesmo aconteceu com os indicadores de roubos. Foram 313 assassinatos em julho de 2019 e 255 em julho deste ano, uma diminuição de 19%.

Vendas online crescem na pandemia, assim como os golpes Unsplash
Morte por intervenção de agente do Estado caiu 74% Reginaldo Pimenta / Agência O Dia