Mais Lidas

Drogas no interior

Cidades do Noroeste do estado viraram rota do tráfico e índices de violência crescem

Miracema deserta à noite: ultimamente a população já não sente tanta segurança pelas ruas
Miracema deserta à noite: ultimamente a população já não sente tanta segurança pelas ruas -

A estratégia do tráfico de drogas para manter os lucros com as atividades criminosas, fugindo da mira de investigações e operações policiais, foi deixar as grandes comunidades da Região Metropolitana e se mudar para o interior do estado.

Cidades do Noroeste Fluminense registraram um aumento nos índices de apreensão de drogas e de pessoas autuadas por posse de entorpecentes e entraram para a rota do tráfico para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

No Município de Itaperuna, o maior da região, os registros de apreensão de drogas cresceram mais de 70% de 2018 para 2019, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). No ano passado, a delegacia da cidade contabilizou 1.032 ocorrências desse tipo, quando em 2018 haviam sido anotados 596 casos. Quando se trata de pessoas detidas com posse material entorpecente, esse número dobra na cidade. Em 2019 foram 831 registros na delegacia, contra 403 no ano anterior.

O cientista político Warllon de Souza Barcellos aponta que Itaperuna é uma cidade universitária e tem o maior número de habitantes da região, cerca de 103 mil, de acordo com o IBGE.

O aumento nas apreensões de drogas também aconteceu em Porciúncula, com índices superiores a 50%. Em 2019, a 139ª DP, no município, fez 206 registros, quando no ano anterior houve 136 apreensões. A quantidade de usuários conduzidos para a delegacia também cresceu de um ano para o outro, saindo de 99 para 132 pessoas.

Sensação de insegurança

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), as delegacias das cidades de Santo Antônio de Pádua (136ª DP) e Bom Jesus do Itabapoana (144ª DP) também entraram na rota do tráfico. A primeira teve a mesma quantidade de apreensão de entorpecentes em 2019 e 2018: 290, mas os detidos com drogas foram de 133 para 146, no mesmo período. Bpm Jesus do Itabapoana, que faz divisa com o Espírito Santo, teve aumento de cerca de 10% nas apreensões de drogas de um ano para o outro, saindo de 217 para 238; e de 14% na apreensão por posse de drogas, de 107 registros para 122.

Cidade está pedindo ajuda

Miracema passou a ser apelidada de 'Miraína' ou 'Miraconha' pela população, como afirma o cientista político Warllon de Souza Barcellos, em estudo sobre violência urbana. Ele aponta que um dos atrativos para os criminosos é a proximidade do município com Minas Gerais e com Itaperuna, gerando, assim, uma rota do tráfico de drogas no interior. A PM informou que, desde o início do ano, o 36º (Santo Antônio de Pádua) BPM tem intensificado o policiamento ostensivo no interior do estado, visando, entre outras estratégias, a combater o crime organizado, o tráfico de drogas e as diversas modalidades de roubo.