Mais Lidas

Milícia proíbe cabelo loiro em comunidade

Em vídeo, bandido aplica tinta preta na cabeça de quatro rapazes

Cabelo pintado de jet
Cabelo pintado de jet -

A Polícia Civil está analisando a origem de um vídeo que circula nas redes sociais onde um homem aparece pintando com tinta spray de cor preta o cabelo de pelo menos quatro adolescentes. O material teria sido gravado na comunidade Rio das Pedras, na Zona Oeste. Segundo relatos dna redes sociais, milicianos que atuam na região teriam proibido os jovens de pintarem o cabelo de loiro. No vídeo, um homem de capacete aplica a tinta nos quatro adolescentes e diz: "é cabelinho ou bala". Um dos jovens protesta, dizendo que nem é morador local, ao que o homem responde: "é melhor ainda, tá vivo".

Em seu perfil, um dos dos jovens, relata detalhes do ocorrido. De acordo com ele, jovens que pintaram o cabelo para as festas de fim de ano tinham até o dia 2 de janeiro para tirar a tinta. O jovem ainda disse que foi pego de surpresa, mas passa bem.

A justificativa, segundo depoimentos na internet, é que o ato de pintar o cabelo, comum em comunidades cariocas, seria "coisa de bandido". Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) está analisando a procedência do vídeo.

Caso se confirme, a proibição não chega a ser novidade. Em 2011, moradores da Taquara, também na Zona Oeste, denunciaram a medida imposta pela milícia. Na época, a investigação conduzida pelo Ministério Público do Rio (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), além de informações da própria Draco, confirmaram que os jovens estavam proibidos por milicianos de tingir os cabelos.

Segundo o inquérito, quem desobedecesse as ordens, seria espancado. Procurado, o MPRJ não havia retornado até o fechamento desta edição.

Cabelo pintado de jet reprodução de vídeo
Homem, que seria ligado à milícia, aplica spray com tinta preta no cabelo descolorido de adolescente Reprodução vídeo / WhatsApp O DIA (98762-8248)