Mais Lidas

Casal de turistas suíços atacado a tiros entrou na Cidade Alta por orientação do GPS

Casal seguia para Paraty, na Costa Verde, onde passaria o Réveillon, quando entrou por engano em comunidade

Casal de suíços atacado a tiros ao entrarem por engano na Cidade Alta. Michele Angelo Galli, 73 anos, está internado em estado grave
Casal de suíços atacado a tiros ao entrarem por engano na Cidade Alta. Michele Angelo Galli, 73 anos, está internado em estado grave -
Rio - O casal de turistas suíços atacado a tiros por criminosos na Cidade Alta, em Cordovil, na Zona Norte do Rio, entrou na comunidade após seguir a rota sugerida pelo GPS do veículo em que estava, um Renault Captur, neste domingo. A informação foi dada em depoimento à 38ª DP (Brás de Pina) durante a madrugada pela suíça Miranda Pia Rigazzoni, 65 anos, mulher de Michele Angelo Galli, 73, baleado no tórax e que está internado em estado grave no Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Nesta segunda-feira, ela prestou um novo depoimento que durou cerca de cinco horas. Na saída da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), a turista disse que ela e o marido não chegaram a entrar na favela.
Em um primeiro depoimento, a turista disse que foi abordada por três homens que estariam em um carro vermelho. O casal teria saído do Recreio às 10h, mas a abordagem dos bandidos ocorreu por volta das 18h. Miranda contou que ela e o marido seguiam pela Avenida Brasil para Paraty, na Costa Verde, por volta das 17h, onde passariam o Réveillon, quando seguiram a orientação do GPS para cortar caminho.
A Polícia Civil já realizou a perícia no veículo usado pelo casal, que não apresenta marcas de tiros. No entanto, em seu primeiro depoimento, a mulher disse ter escutado muitos tiros. O que pode indicar que as janelas do automóvel, alugado em uma locadora e com placa de Minas Gerais, estivessem abertas, mas foram encontradas marcas de sangue. O depoimento na 38ª DP foi acompanhado por um tradutor da Deat. 
O casal estava hospedado em um hotel no Recreio desde o último dia 26. Ambos foram socorridos por policiais militares de uma UPP que passavam na região e os levaram para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. A idosa foi atendida no hospital Getúlio Vargas, na Penha, onde recebeu curativos nos ferimentos no braço esquerdo e recebeu alta, sendo encaminhada para a 38ª DP (Brás de Pina), onde prestou depoimento. Seu marido segue internado na unidade, em estado grave. 
Procurado, o Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro confirmou a cidadania suíça das vítimas e disse que está em contato com as autoridades brasileiras, prestando o necessário suporte às vítimas. "Devido à proteção de dados pessoais, não podem ser fornecidas outras informações", disse em nota.
Prisão e apreensões
Policiais do 16º BPM (Olaria) realizaram na manhã desta segunda-feira uma operação na Cidade Alta para localizar os criminosos envolvidos no crime. De acordo com a assessoria da PM, na ação, houve uma prisão, um adolescente apreendido e apreensão de uma pistola calibre 45, um carregador de pistola, munições, dois rádios comunicadores, drogas e dinheiro em espécie. A ocorrência foi encaminhada para a 27ª DP (Vicente de Carvalho).