Mais Lidas

Rio registra cinco casos de feminicídios em seis dias

Três casos ocorreram no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Outras duas vítimas foram enterradas nesta sexta

Vendedora tinha acabado de completas 33 anos
Vendedora tinha acabado de completas 33 anos -

Rio - Cinco casos de feminicídios foram registrados no Rio de Janeiro em seis dias. Três deles, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Nos mais recentes, na quinta-feira, duas mulheres foram mortas pelo namorado e ex-namorado. A vendedora Adriana Valério, de 33 anos, foi brutalmente assassinada na frente dos filhos, no dia de seu aniversário. O suspeito do crime, Lucas Lemos, está foragido.

O corpo de Adriana ficou por mais de 24 horas dentro de casa. A remoção do cadáver foi feita no fim da manhã desta sexta, após a família da vendedora sair da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) acompanhando os policiais que precisaram de um veículo blindado para entrar na comunidade Parque Roseiral, onde a vítima morava. A família temia por retaliações de traficantes.

Uma amiga de Adriana contou que encontrou o cadáver no início da tarde de quinta-feira na cama do casal. Adriana era mãe de três crianças (uma menina de 7 anos, outra de 4 e um bebê de 11 meses), uma delas do relacionamento com Lucas. Eles estavam separados e reataram a pouco tempo.

A amiga ainda revelou que ouviu uma das crianças que Lucas disse que colocaria a mãe deles para dormir, pois ela não estava se sentindo bem. A polícia informou que Adriana foi morta por estrangulamento.

No Centro de Belford Roxo, Jéssica da Silva Salles, de 31 anos, foi assassinada pelo ex-namorado, Osmar Antônio Oliveira, 45. Ela teria ido a casa dele, na Rua Argentina, para buscar pertences pessoais e acabou esfaqueada durante uma discussão. Osmar foi preso em flagrante, segundo a Polícia Civil, depois de dar entrada na emergência do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, Saracuruna, Duque de Caxias, com ferimentos de faca.

No domingo, a dona de casa Maria Ednalva Felipe dos Santos, de 49 anos, foi morta com golpes de faca, no bairro São Jorge. O principal suspeito do crime é o marido da vítima. O casal mantinha um relacionamento há mais de 12 anos e tinham três filhos. Vizinhos relataram ter ouvido a discussão e perceberam quando o marido dela fugiu antes da chegada da polícia.

Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP), apontam que de janeiro até outubro desse ano uma mulher foi vítima de feminicídio a cada quatro dias. Os números subiram de 55 para 63 casos, comparado ao mesmo período do ano passado.

No ano passado foram registrados 71 casos de feminicídios e 288 tentativas de feminicídios no Rio de Janeiro.

Vítimas são sepultadas

Na manhã desta sexta-feira, os corpos de duas vítimas de feminicídio foram sepultados no Rio. A adolescente Maria Eduarda Alves, de 17 anos, foi enterrada no Cemitério Parque da Paz, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Maria Eduarda foi baleada na cabeça na noite de segunda-feira pelo namorado na casa onde o casal morava com o filho. Patrick Azeredo trabalhava como segurança e foi preso no dia seguinte após o crime. Segundo a polícia, ele usou a arma do trabalho, um revólver calibre 38, para matar a companheira.

Durante o enterro parentes e amigos da adolescente pediram por justiça e mostraram cartazes pedindo pelo fim do feminicídio.

Em Volta Redonda, no Sul Fluminense, parentes e amigos também se despediram de Sirlene Ferreira de Lacerda, de 38 anos. O corpo de Sirlene foi enterrado no Cemitério Municipal do Retiro. Ela foi assassinada na manhã de quinta-feira pelo ex-namorado com um tiro na cabeça. A Polícia Civil informou que Elias Paulo Ferreira, de 37 anos, não estava conformado com o término  do relacionamento. A vítima deixou dois filhos, de 18 e de 16 anos.

 

Vendedora tinha acabado de completas 33 anos Arquivo Pessoal
Jéssica: esfaqueada pelo ex Arquivo Pessoal
Ednalva: morta a facadas Reprodução
Vendedora tinha acabado de completar 33 anos Arquivo Pessoal
Maria Eduardo Lima, de 17 anos, e seu filho, encontrado chorando ao lado dela Reprodução
Sirlene: ex não aceitava término Reprodução
Maria Eduarda: tiro na cabeça Reprodução/Facebook