Mais Lidas

Muita fé e arte no Dia de Finados

Feriado será marcado por missas, cultos e até apresentações musicais em cemitérios da cidade

Dom Orani celebra missa no Cemitério do Caju e em Sulacap
Dom Orani celebra missa no Cemitério do Caju e em Sulacap -

A programação para o Dia de Finados terá uma série de eventos religiosos e culturais, hoje, nos cemitérios do Rio. O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta, vai celebrar missas nos cemitérios do Caju, às 11h30, e no Jardim da Saudade, em Sulacap, às 9h, onde também participa da cerimônia de inauguração de uma réplica do Cristo Redentor. O feriado será marcado ainda por eventos musicais, missas e celebrações de grupos evangélicos.

"Dia de Finados é uma data para rezar pelos nossos irmãos já falecidos, de visitar os túmulos de nossos entes queridos, de participarmos da Santa Missa. A morte não é um salto no vazio, mas, sim, um salto para os braços de Deus", prega Dom Orani.

Ainda no Cemitério do Caju, às 10h, o prefeito Marcelo Crivella vai entregar novas titularidades de jazigos. Suspensas desde 2014, as transferências de titularidade passaram a ser autorizadas e regulamentadas em setembro.

Com o feriado, os cariocas devem ficar atentos ao que abre e fecha. Algumas redes de supermercados terão o horário de funcionamento alterado.

No Plaza Shopping Niterói, as lojas funcionam das 15h às 21h. No Norte Shopping, em Del Castilho, e no Grande Rio, em São João de Meriti, das 10h às 22h.

O MetrôRio terá esquema especial, das 7h às 23h, e transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio. Já a SuperVia terá a grade alterada. Consultas devem ser feitas no site da empresa. O VLT opera normalmente as três linhas. No BRT, os serviços paradores funcionarão nos horários habituais.

Confira o que abre e fecha no feriado

Com o feriado, os cariocas devem ficar atentos ao que abre e fecha. Os mercados da Rede Unno, por exemplo, terão o horário alterado. O Campeão abrirá das 7h às 20h, já Prix e Inter, até 21h, com exceção de Campo Grande, Niterói e Alcântara, até 18h. Mundial e Guanabara, em horário normal.

No Plaza Shopping Niterói, as lojas funcionam das 15h às 21h. Norte Shopping e Grande Rio, das 10h às 22h.

O MetrôRio terá esquema especial, das 7h às 23h, e transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. Já a SuperVia terá a grade alterada, que deve ser consultada no link http://twixar.me/ChfT. O VLT opera normalmente as três linhas. No BRT, os serviços paradores funcionarão nos horários habituais.