Mais Lidas

Projeto para armar a Guarda

A votação na Câmara de Vereadores deve ser no dia 6

Intenção é que guardas sejam treinados antes de assumir armas
Intenção é que guardas sejam treinados antes de assumir armas -

Depois de o novo secretário de Ordem Pública do Rio, Gutemberg Fonseca, dizer que pretende armar a Guarda Municipal, a Câmara de Vereadores deve votar, já no próximo dia 6, um Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (Pelom), que regulamenta a questão, autorizada em âmbito federal. Autor do projeto, o vereador Jones Moura (PSD) afirma que já conta com os 34 votos favoráveis necessários.

De acordo com o Pelom 23/2018, os guardas teriam direito à capacitação e treinamento para uso da arma de fogo. E a autorização para aqueles que tiverem acesso ao armamento terá que constar na carteira funcional.

A proposta é assinada por outros 20 coautores, incluindo o filho do presidente da República, Carlos Bolsonaro (PSC). Hoje, os 7,5 mil agentes só podem usar armamentos não-letais, como taser (arma de choque), arma de bala de borracha e cassetetes.

Questionado sobre a origem dos recursos para equipar e capacitar os guardas, Jones Moura aponta para o Fundo Especial de Ordem Pública (Feop), cuja receita vem de multas aplicadas por infrações flagradas nas fiscalizações da Secretaria de Ordem Pública (Seop). "Esse dinheiro pode servir para equipamentos e treinamentos", declara Jones Moura.

Ele acrescenta que o prefeito Marcelo Crivella (PRB) tem se mostrado bastante favorável à iniciativa. "Temos um acordo para que essa votação aconteça dia 6, em primeira discussão. É importante entrar na pauta para discutirmos", conta. Três audiências públicas sobre o assunto já foram feitas. A mais recente foi no último dia 10.