Mais Lidas

É dia de vacinar!

Público-alvo são as crianças de seis meses a 5 anos

Esta é a primeira etapa de intensificação da vacinação contra o sarampo, que acontece em todo o país
Esta é a primeira etapa de intensificação da vacinação contra o sarampo, que acontece em todo o país -

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo terá seu Dia D hoje. O público-alvo são crianças ainda não imunizadas ou que tomaram apenas uma dose da vacina contra a doença, entre os seis meses e os cinco anos de idade. A vacinação acontece em postos e unidades de saúde de todo o estado.

A segunda etapa da mobilização começa no dia 18 de novembro, e vai focar em jovens dos 20 aos 29 anos. Além da campanha, a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola é aplicada na rede pública ao longo de todo o ano.

A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) fará vacinação gratuita da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças de seis meses a cinco anos. Ao longo do dia, a prevenção estará disponível nas unidades de Manguinhos, na Zona Norte, Farmanguinhos, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Palácio Itaboraí, em Petrópolis. 

Existem restrições para receber a vacina. Quem estiver com febre ou mulheres grávidas não devem se vacinar. Portadores de câncer, doenças autoimunes, tuberculose, distúrbios no sangue, quem usa medicamentos imunossupressores, quem sofre de disfunção renal ou cardíaca, ou recebeu transfusão de sangue recente, todos esses não podem ser imunizados. A campanha vai até 30 de novembro e pretende atender grupos de risco.

É preciso atenção para quem tem alergia à proteína do leite. As reações dos alérgicos a ovo são menores.

No dia 7 de outubro, o Ministério da Saúde lançou campanha nacional para vacinação contra o sarampo, devido ao registro de mais de 5.400 casos da doença nos últimos 90 dias, no país.

Os primeiros sintomas da doença são tosse e febre e, logo em seguida, conjuntivite e as conhecidas manchas vermelhas na pele. Por fim, o doente ainda pode desenvolver algumas complicações, como meningite, úlcera de córnea, pneumonia ou infecção bacteriana. Em casos mais graves, o sarampo pode levar à morte.

Esta é a primeira etapa de intensificação da vacinação contra o sarampo, que acontece em todo o país Divulgação
Cartaz com os 41 postos de vacinação abertos neste sábado no Dia D contra o sarampo Divulgação