Mais Lidas

Polícia Civil apreende 'estatuto' e 'dez mandamentos' do Comando Vermelho

Anotação diz que o conselho da organização criminosa tem regras para o funcionamento da facção

Polícia apreendeu anotação dos
Polícia apreendeu anotação dos "Dez mandamentos do Comando Vermelho" dentro do Complexo de Gericinó -
Rio - A Polícia Civil apreendeu, durante a Operação Cadeia S/A deflagrada nesta terça-feira, pela 44ª DP (Inhaúma), um caderno com uma espécie de "Estatuto do Comando Vermelho", que inclui até os "dez mandamentos" da facção.
O estatuto diz que o conselho da organização criminosa estabelece regras 'cruciais' para o funcionamento da facção. 
No primeiro artigo, o texto diz que o lema do Comando Vermelho é Paz, Justiça e Liberdade. "Apesar de todas as lutas também somos de paz", diz um trecho. Confira anotações na íntegra abaixo.

Galeria de Fotos

Polícia apreende anotação dos "Dez mandamentos do Comando Vermelho" Reprodução
Polícia apreende anotação do "Estatuto do Comando Vermelho" Reprodução
O segundo artigo elenca os "cinco pilares" da facção: liberdade, respeito, luta, justiça e união. Já outra anotação registra os "Dez mandamentos do Comando Vermelho". Entre as orientações estão "Eliminar inimigos" e "Falar a verdade mesmo que custe a própria vida".
"Nós identificamos a atuação dessas quadrilhas através de escuta telefônica. Durante o período de investigação, a gente pegou o grupo negociando a venda de um carro de luxo, no valor de R$ 80 mil, para realizar a compra de um fuzil. Ou seja, eles compravam carros roubados e revendiam em sites de compra e venda", explicou o delegado Márcio Mendonça, titular da 44ª DP.
Ainda segundo o delegado, 42 telefones celulares foram apreendidos dentro das celas no Complexo de Gericinó.
Operação cumpre 46 mandados
A Polícia Civil do Rio está nas ruas na manhã desta terça-feira para prender 46 suspeitos. Os mandados de prisão são cumpridos em comunidades da capital e nos municípios de São Gonçalo, Maricá, Rio Bonito, Macaé, Campos e Nova Friburgo. Até as 11h30 da manhã, 26 pessoas já haviam sido presas.
A Operação Cadeia S/A é coordenada pela 44ª DP (Inhaúma) para desarticular uma quadrilha comandada por nove chefes do tráfico de drogas da facção Comando Vermelho. que cumprem pena em presídios e coordenavam as ações de dentro da cadeia.
*Colaborou Beatriz Perez