Mais Lidas

Operação mira PM e outros integrantes de quadrilha de roubo de cargas na Zona Norte

Agentes cumprem 15 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão contra criminosos que agem no entorno do Complexo do Chapadão

Prisões foram efetuadas a partir de informações contidas em caderno apreendido pela polícia em 2017
Prisões foram efetuadas a partir de informações contidas em caderno apreendido pela polícia em 2017 -
A Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) faz, desde as primeiras horas desta quarta-feira, uma grande operação contra uma quadrilha especializada em roubos de cargas no entorno do Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio. Na Operação Skyfall, como foi batizada, os policiais pretendem cumprir 15 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão, autorizados pela 41ª Vara Criminal da Comarca da Capital. O grupo é investigado por ter movimentado cerca de R$ 850 mil em seis roubos.
Dentre os alvos está o PM Marcos Rabello Crescêncio, contra quem já foi cumprido o mandado de prisão. De acordo com as investigações, ele faz a coordenação de um grupo especializado na receptação dos produtos roubados.
Além do policial militar, até o momento, outras nove pessoas foram presas; uma em flagrante com uma carga de cigarro roubada.
"É uma investigação longa que identificou dois grupos: um que roubava na área da Pavuna e Costa Barros e outro que comprava esses produtos", conta Vinícius Miranda, delegado assistente da DRFC. "Nesse inquérito, verificamos quem estava executando os roubos e quem eram os receptadores. Entre os receptadores, temos comerciantes e donos de depósitos".
Todo a quadrilha age na região da Pavuna, Costa Barros, Barros Filho, Jardim América e adjacências. Eles também são acusados de tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo, receptação, falsificação de bebidas, dentre outros crimes. Em Caxias, foi descoberto um depósito que fornecia essas bebidas.
"A operação foi essencial, mostra nosso combate incessante ao roubo de carga e os receptadores. Conseguimos identificar para quem eles passavam a carga, quem eram os chefes dessa quadrilha", detalha Miranda. "Mesmo presos, eles conseguiam fomentar e coordenar os crimes. Por conta disso, continuam sendo uma ameaça, cometendo crimes".
Os presos até o momento:
. PM Marcos Rabello Crescêncio
. Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, Marcelo Piloto
. Luiz Fernando do Nascimento Pereira, o Nando Bacalhau
. Jonatan Ferreira dos Santos, o Sobrinho
. Alexsandro Miranda da Silva, o Dando
. George Ferreira de Campos
. Valdeque Luís de Paulo Junior
. Joaquim Jardim Souza, o Moraes
. Bruno Gonçalves Carneiro
. Diego Guidan Silva
Segundo o Ministério Público estadual (MPRJ), as investigações do inquérito começaram em março de 2017 a partir da apreensão de um caderno de anotações do tráfico de drogas do Chapadão.
A partir das informações contidas no caderno foi possível identificar diversos crimes da quadrilha. Além do tráfico de drogas, o grupo roubava cargas diretamente de caminhões transportadores e as revendia, além de também comercializar bebida falsificada.
"Nós sabemos que o roubo de cargas serve para financiar armas e drogas. Em um dos cadernos apreendidos conseguimos saber parte do arsenal deles". reforça o promotor Bruno Gangoni.
Por diversas vezes, os criminosos renderam motoristas que faziam o transporte das cargas, com o uso de armas, roubando os produtos para si e revendendo, posteriormente, a carga roubada.
Em seis diferentes ações criminosas, a quadrilha roubou R$ 843.207,78 em cargas de alimentos, bebidas e peças de automóveis.
Outra prática da organização era o pagamento a PMs para que eles não interferissem no trabalho deles.
Procurada pelo DIA sobre a prisão de Marcos Rabello Crescêncio, a Polícia Militar disse que a Corregedoria Geral da secretaria participa da operação da DRFC.
Prisões foram efetuadas a partir de informações contidas em caderno apreendido pela polícia em 2017 Divulgação / Polícia Civil
Operação é feita pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas Divulgação / Polícia Civil