Mais Lidas

Brincar de ser feliz

Ação arrecada brinquedos para crianças do Alemão

Brinquedos que foram arrecadados ontem, no Aterro do Flamengo, vão ser doados no Dia das Crianças
Brinquedos que foram arrecadados ontem, no Aterro do Flamengo, vão ser doados no Dia das Crianças -

A ONG Rio de Paz realizou ontem campanha de arrecadação de brinquedos para crianças do Complexo do Alemão, na Zona Norte, onde a menina Ágatha Félix, de 8 anos, foi morta com um tiro de fuzil, dia 20 de setembro. A ação ocorreu no Aterro do Flamengo, na Zona Sul. No local, a entidade também instalou placas com os nomes das 59 crianças que foram vítimas de bala perdida no Estado do Rio, no período entre 2007 e 2019.

Segundo a ONG Rio de Paz, a ação de ontem teve como objetivo proporcionar um pouco mais de alegria aos meninos e meninas do Complexo do Alemão. Todos os brinquedos arrecadados serão encaminhados e distribuídos às crianças da comunidade no próximo Dia das Crianças, em 12 de outubro.

"É um gesto de solidariedade que não vai resolver os problemas das crianças, que precisam de acesso à educação de qualidade, áreas de lazer, segurança pública, mas vale pelo simbolismo, que repudia as mortes violentas dessas crianças", disse Antônio Carlos Costa, presidente e fundador da ONG.

Em contato com as crianças do Alemão, o presidente da ONG percebeu o quanto elas ficaram feridas após descobrirem que uma menina da comunidade em que vivem não vai voltar mais para a escola.

"Imagina uma criança que estudou com a Ágatha, chega em sala de aula e pergunta por ela. E ouve dizer que a Ágatha nunca mais vai voltar porque foi morta por um tiro de fuzil", questiona Antônio Carlos Costa. "Imagina essa criança ouvir um adulto dizer que isso só ocorre na comunidade, na favela, e o outro lado da cidade não se importa. O que nós, da ONG, intencionamos dizer é que nos importamos sim", concluiu.

Brinquedos que foram arrecadados ontem, no Aterro do Flamengo, vão ser doados no Dia das Crianças Divulgação ONG Rio de Paz
Leonardo Souza Silva é apontado como um dos chefes do tráfico na comunidade de Manguinhos Reprodução/WhatsApp O Dia
Léo Gordo foi baleado e preso Reprodução