Mais Lidas

Pai, avô e neto... era tudo 171

Família de pilantras aplicava golpe em idosos que moravam sozinhos

Caso aconteceu na Rua Projetada B, Parque Caçula (Vila Inhomirim)
Caso aconteceu na Rua Projetada B, Parque Caçula (Vila Inhomirim) -

Três pessoas da mesma família foram presas pela Polícia Civil por estelionato. Paulo Barbosa dos Santos, de 70 anos, o filho Alberto Oliveira dos Santos, de 42, e o neto, Bruno Santos Pereira, de 23, eram investigados pela 17ª DP (São Cristóvão) havia seis meses. Eles são acusados de aplicar golpes contra idosos no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e em Minas Gerais, arrecadando R$ 30 mil nos últimos seis meses.

Uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou a família de picaretas no início do mês, na Rodovia Lúcio Meira, em Três Rios, no interior do estado do Rio. Contudo, a prisão da quadrilha só foi divulgada ontem porque havia suspeita de participação de outros criminosos no esquema.

De acordo com a polícia, Bruno visitava residências, oferecendo cursos de informática com a intenção de descobrir se havia algum idoso morando sozinho no imóvel. Após identificar os alvos, passava as informações para o pai e o avô, que entravam em ação.

Uniformizados, Paulo e Alberto se passavam por funcionários de uma concessionária de serviço público. Eles aproveitavam da fragilidade das vítimas e alegavam que era preciso realizar o reparo em uma peça no relógio de luz, que poderia colocar em risco a rede elétrica do imóvel. O serviço de troca da peça custaria R$ 300.

O bando usava uma máquina de cartões que pegava os dados das contas bancárias das vítimas e, conforme imagens obtidas durante as investigações, a quadrilha, de posse de cartões e senhas, realizava saques bancários e compras, como vale-presentes, que não geravam volume, no intuito de esgotar os valores das contas de suas vítimas.