Mais Lidas

Estupradores vão pra jaula

Tio e pai são acusados pela polícia de abusar durante anos das vítimas

Homem não teve a identidade revelada para não impedir identificação da vítima
Homem não teve a identidade revelada para não impedir identificação da vítima -

Um homem acusado de estuprar a sobrinha durante nove anos foi preso, ontem, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Segundo a Polícia Civil, os abusos teriam ocorrido desde que a vítima tinha 9 anos de idade e foi a própria jovem que denunciou o tio após completar a maioridade. Ele estava foragido e tinha um mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por estupro de vulnerável, com pena de oito a 15 anos de prisão.

Também na Região dos Lagos, um outro homem foi preso, na quarta-feira, acusado de estuprar a própria filha. A suspeita é de que os abusos tenham começado quando a vítima tinha 4 anos de idade. O pai chegou a alugar uma casa numa rua de terra batida, em um bairro mais distante, para praticar o crime. Atualmente, a vítima tem 17 anos.

Mais de 120 mil casos

O Dossiê Mulher 2018, publicado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), mostra que houve 121.077 casos de violência contra a mulher no Estado do Rio, em 2018. Do total, 4,8% dos casos foram de violência sexual. Entre as mulheres menores de idade, 2,5% das vítimas têm entre zero e 11 anos e 5,6%, de 12 a 17 anos.

Para Flávia Nascimento, da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher, muitas mulheres não denunciam as agressões por medo. "Elas têm a possibilidade de pedir medidas cautelares de proteção", explicou. Vítimas de agressão podem buscar ajuda no Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher Vítima da Violência de Gênero (Rua do Ouvidor, 90, no Centro).