Mais Lidas

Polícia aperta milicianos

Operação destrói centrais de Gatonet e depósitos de gás de Ecko

Central clandestina de TV a cabo e internet apreendida na ação
Central clandestina de TV a cabo e internet apreendida na ação -

A Polícia Civil e o Ministério Público estadual (MPRJ) fizeram ontem uma operação contra um dos braços financeiros da milícia chefiada por Wellington da Silva Braga, o 'Ecko'. A Operação Octopus cumpriu 36 mandados de busca e apreensão em imóveis do grupo paramilitar no Conjunto da Marinha, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Três suspeitos de integrar o bando foram detidos e levados para a 56ª DP (Comendador Soares), responsável pelas investigações. Um deles é Raphael Souza da Rosa, que foi encontrado em uma das áreas monitoradas pela polícia carregando uma câmera de segurança e um radiotransmissor. Os agentes estiveram em endereços onde funcionavam centrais clandestinas de TV a cabo (Gatonet) e Internet e depósitos de gás do bando. Ao todo, foram encontrados 11 pontos clandestinos de distribuição, que foram destruídos pelos agentes. A ação teve apoio de técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As investigações começaram há dois meses, quando milicianos do bando de Ecko invadiram diversas comunidades do município. Além do Conjunto da Marinha, que é do Minha Casa, Minha Vida, eles tomaram regiões como Grão Pará, Pantanal, Dom Bosco, Marapicu, bem como outras localidades que ficam às margens da Estrada de Madureira.

Vários moradores foram expulsos e tiveram os imóveis tomados pelo bando. As investigações ainda apuram o envolvimento dos síndicos dos condomínios com os criminosos, em troca de repasse de taxas ilegais.

Central clandestina de TV a cabo e internet apreendida na ação Divulgação / Polícia Civil
Raphael Souza da Rosa foi preso nesta quinta-feira Divulgação / Polícia Civil
Central clandestina de distribuição de TV a cabo e sinal de Internet Divulgação / Polícia Civil
Depósito de gás da milícia Divulgação / Polícia Civil
Raphael Souza da Rosa estava em uma área de monitoramento da quadrilha Divulgação / Polícia Civil