Mais Lidas

Helicóptero joga granada na CDD

Polícia diz que eram de efeito moral

Vídeo na internet mostra helicóptero sobrevoando a comunidade
Vídeo na internet mostra helicóptero sobrevoando a comunidade -

Moradores da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, amanheceram ao som de tiros e rasantes de helicópteros, ontem. De acordo com relatos nas redes sociais, policiais teriam atirado de dentro da aeronave. Vídeo publicado no Twitter mostra uma moradora acusando os agentes de lançarem granadas da aeronave.

Nas imagens, é possível ouvir um estrondo seguido de clarão. Ao fundo, da janela da casa dela, a moradora se assusta e grita: "Olha lá, ele jogou a granada! Meu Deus, eles são miseráveis".

A Polícia Civil informou que "foram disparados artefatos de efeito moral, não letal (apenas luz e som), para dar apoio a equipes, em terra, que estavam sendo alvos de granadas ofensivas disparadas por criminosos, na localidade Quinze, na Cidade de Deus. A ação teve como finalidade minimizar a necessidade de emprego de arma de fogo, considerando que a área tem grande concentração de residências", diz a nota, informando que dois homens foram presos e uma granada apreendida.

Segundo pesquisa do Observatório de Segurança RJ, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, das 364 operações policiais realizadas no Rio no primeiro semestre, 18 aconteceram na CDD, onde foram registradas 16 mortes.