Mais Lidas

Amarelou geral

PF prende bando que roubava cargas dos Correios

Operação aconteceu no início da manhã de ontem e ocorreu nos bairros de Santa Cruz e Recreio
Operação aconteceu no início da manhã de ontem e ocorreu nos bairros de Santa Cruz e Recreio -

A Polícia Federal (PF) fez ontem uma operação para desarticular quadrilha especializada em roubos de carga dos Correios. Os criminosos alvos da ação atuavam nos bairros de Santa Cruz e do Recreio dos Bandeirantes, ambos na Zona Oeste do Rio. Foram presas quatro pessoas e cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.

Mike Douglas Fonseca de Araújo, Wellington de Deus Assumpção e André Luiz de Oliveira Gomes foram detidos em casa. O quarto capturado é Wendel da Silva Americo Brasil, cujo local da prisão não foi divulgado pela Polícia Federal.

Os presos respondem a três inquéritos por roubo, cada um. Pelo menos outros quatro integrantes da quadrilha estão sendo investigados.

De acordo com as investigações, a organização criminosa atuava desde 2016 e já teria efetuado cerca de 60 roubos, causando aos Correios prejuízo estimado em aproximadamente R$ 1 milhão. Durante o crime, os bandidos utilizavam carros roubados e até mesmo veículos cadastrados em aplicativos de transporte de passageiros.

A quadrilha chegou a elaborar uma cartilha ensinando como roubar os "amarelinhos", como os assaltantes se referiam aos carros dos Correios. Os investigados responderão pelos crimes de roubo qualificado e associação criminosa.

Em abril de 2018, os Correios chegaram a instituir cobrança de taxa extra para entrega de encomendas na Região Metropolitana a fim de cobrir os custos adicionais como o pagamento de indenizações, vigilância e escolta armada dos veículos. A cobrança foi suspensa em novembro do mesmo ano, depois que foram registradas quedas nos índices de roubo de cargas.