Mais Lidas

Falsa mulher solitária

Preso que tentou fugir da cadeia em Bangu sofre punição

Clauvino da Silva tentou fugir usando máscara de silicone feminina
Clauvino da Silva tentou fugir usando máscara de silicone feminina -

O preso Clauvino da Silva, o Baixinho, que tentou fugir no sábado usando uma máscara de silicone feminina, passou a noite na solitária. O tempo da punição ainda será decidido.

Condenado a 73 anos e 10 meses de prisão por tráfico de drogas, Clauvino já havia fugido de Bangu, em 2013, mas foi recapturado em Angra dos Reis, sua área de atuação, no dia seguinte. Na época, ele cavou um túnel de 5 metros e, com outros 30 bandidos, nadou cerca de 30 segundos submerso no esgoto, até conseguir chegar a uma galeria, que dava acesso à rua.

No sábado, dia de visita, Clauvino recebeu sua filha e outras oito mulheres, uma delas grávida, na galeria B7, de Bangu 3. A galeria abriga 90 chefes do tráfico do Comando Vermelho.

Ele trocou de roupa com a filha e vestiu máscara de silicone e peruca, para tentar sair misturado às outras mulheres. A tentativa falhou. Os objetos do disfarce foram levados pela grávida, sob o vestido, já que grávidas não passam por revista íntima.

As duas foram encaminhadas para a 35ªDP (Campo Grande), mas foram liberadas para responder pela facilitação de fuga de preso em liberdade. Segundo o delegado, Luís Maurício Armond, titular da 35ªDP, o preso não cometeu crime ao tentar fugir. "Ele deverá sofrer as sanções administrativas do próprio sistema pois não usou de meio violento para a fuga", disse.

De acordo com agentes penitenciários, a galeria B7 é conhecida como "a ala de comissão do CV", ou seja, onde a cúpula decisória que está presa no Rio toma decisões. "Ninguém é executado em uma favela, por exemplo, sem autorização dessa comissão", afirmou um inspetor. As ordens são transmitidas por celulares, advogados ou cartas.

A Secretaria de Administração Penitenciária disse que a tentativa de fuga foi um "ato de desespero" após o fim de regalias.

Clauvino da Silva tentou fugir usando máscara de silicone feminina Divulgação
Preso se faz passar pela filha para fugir de Bangu 3 Divulgação

Comentários