Mais Lidas

Chefe da milícia é preso

Vladimir Guimarães Ferreira é acusado de comandar grupo paramilitar em Austin

Vladimir Guimarães Ferreira é apontado pela Polícia Civil como chefe da milícia de Austin
Vladimir Guimarães Ferreira é apontado pela Polícia Civil como chefe da milícia de Austin -

Um ex-PM, apontado pela Polícia Civil como chefe da milícia de Austin, entre Nova Iguaçu e Queimados, foi preso sexta-feira pela 58ª DP (Posse). A prisão de Vladimir Guimarães Ferreira aconteceu no bairro São Cristóvão, Queimados.

Ele era monitorado, após a Justiça expedir um mandado de prisão preventiva por constituição de milícia e extorsão qualificada. Segundo as investigações, Ferreira era ligado ao vereador Davi Brasil Caetano (Avante), preso quinta-feira, por liderar um grupo paramilitar em Queimados.

Segundo a polícia, Ferreira foi expulso da PM por seus crimes — exploração de gás, TV a cabo pirata, cestas básicas e extorsões. Ele também é acusado de ser o mandante de dezenas de assassinatos em Austin, junto com William Pinheiro Machado, o Cara de Trem, preso em abril pela 58ª DP.

De acordo com as investigações, os homens atuavam como um grupo de extermínio. Eles se autodenominavam "justiceiros", a fim de eliminar traficantes e usuários ou dependentes químicos. Para a polícia, todos os homicídios na região são atribuídos ao grupo, contando com orientação e respaldo do vereador, que é PM.

Vladimir era conhecido pela crueldade na prática de seus crimes, praticados a luz do dia. "Os crimes aconteceram na limítrofe dos municípios. Eles mataram muitas pessoas naquela região. Esses crimes estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF)", afirmou o delegado Felipe Cury, chefe do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB).