Mais Lidas

Sem teto e sem nada

Pessoas em situação de rua foram alvo de ação da prefeitura

O casal Elcio da Silva e Priscila Nascimento: 'Eles levaram tudo'
O casal Elcio da Silva e Priscila Nascimento: 'Eles levaram tudo' -

Um grupo de moradores de rua que vive próximo à Praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio, teve todos os pertences levados durante uma ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMDHAS), há cerca de 15 dias.

A denúncia é do vereador Dr. Marcos Paulo (Psol), que levou o caso à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogado do Brasil (OAB) e à Defensoria Pública.

"É inadmissível em qualquer momento, mas uma situação dessa, em um período de inverno é muito pior. A Prefeitura retira o cobertor, a alimentação que eles conseguem comprar com muito sacrifício, retira a ração dos animais. Vou apresentar um projeto para que os cães possam ser levados para os abrigos", disse.

O casal Elson da Silva Rodrigues, 60 anos, e Priscila do Nascimento, 39, que ocupa uma praça em frente à Praia de Botafogo há quase três anos, conta que perdeu todos os pertences.

"Não deram direito de defesa, levaram tudo: os documentos, a caderneta de vacinação dos dois cães — Beethoven e Vida — além da barraca (de camping), alimentos e até o laudo de um exame uma cirurgia da Priscila. A gente tá dormindo em um papelão esses dias todos. Eu coloquei a mão no peito e comecei a cantar o hino nacional, aí eles recuaram um pouco", lamenta Elson, que se recusa a abandonar os cães para ir para um abrigo.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) respondeu em nota que o objetivo das operações é oferecer acolhimento, encaminhando para a rede sócio-assistencial. "As equipes da SMASDH não recolhem os pertences dessas pessoas, assim como não fazem nenhuma orientação nesse sentido", diz a nota.