Mais Lidas

Brasil dá adeus ao 'língua afiada'

Paulo Henrique Amorim sofre infarto fulminante

O velório do jornalista Paulo Henrique Amorim, que morreu na madrugada de ontem, aos 76 anos, acontecerá hoje, das 10h às 15h, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio. A cerimônia será aberta ao público e, em seguida, o corpo do apresentador da Record TV segue para o Cemitério do Caju, onde será cremado.

Amorim morreu em sua casa, em Ipanema, na Zona Sul, vítima de um infarto fulminante. De acordo com a Record TV, onde o apresentador estava há 16 anos, ele teria tido um mal súbito ao chegar em casa após jantar com amigos.

O jornalista chegou a ser levado para o Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, mas não resistiu. Ele deixa esposa, filha e dois netos.

Em nota a Record TV manifestou pesar pela morte de Amorim: "A Record TV lamenta profundamente o falecimento de Paulo Henrique Amorim e se solidariza com os amigos, familiares e admiradores. A todos, nossas sinceras condolências", diz a nota.

Seu último trabalho foi no programa Domingo Espetacular, da Record. Em quase 60 anos de profissão, Paulo Henrique passou por diversos jornais, revistas e publicou livros. Formado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, sua estreia na TV foi no jornal A Noite, em 1961. Ele também passou pela TV Manchete e pela Globo, onde atuou como correspondente internacional em Nova York. Deixou a emissora carioca em 1996 e foi para a TV Band, onde apresentou o Jornal da Band e o programa Fogo Cruzado.

Em 2003, foi para a Record, onde apresentou o Jornal da Record 2ª Edição. Lá, ele também ajudou a criar o programa Tudo a Ver e, em 2005, assumiu a apresentação do Domingo Espetacular, onde ficou até junho deste ano. Na Internet, mantinha o site Conversa Afiada, onde falava sobre a política nacional.

Paulo Henrique Amorim morreu aos 77 anos, na manhã desta quarta-feira Divulgação
Jornalista Paulo Henrique Amorim morreu aos 77 anos TV Globo
Paulo Henrique Amorim, no comando do 'Domingo Espetacular' reprodução