Mais Lidas

Violência aterroriza e encurrala São Gonçalo

Moradores recorrem a portões, cercas e tecnologia para se protegerem de bandidos

Moradores do bairro Zé Garoto, no Centro da cidade, cercam suas casas com grades e arame farpado
Moradores do bairro Zé Garoto, no Centro da cidade, cercam suas casas com grades e arame farpado -

Com portões nas ruas e redes de aço nos muros, moradores de São Gonçalo vão se protegendo como podem da violência. Apesar da redução de algumas modalidades de crime, segundo números do Instituto de Segurança Pública (ISP), a Área Integrada de Segurança Pública sob responsabilidade do 7º Batalhão de Polícia Militar (AISP 7) ainda amarga o título de líder em quatro tipos de delitos no estado. De janeiro a maio, o município registrou 3.605 roubos a transeuntes, 2.232 a veículos e 220 a estabelecimentos comerciais além de nove latrocínios (roubos seguidos de morte). 

Vendedor de produtos de segurança, Antônio Marcio Oliveira revela que, em sua loja, o aumento na procura de itens como concertinas (redes de aço em forma de espiral) para proteção de muros subiu até 60%. "Eu montei concertina em umas cinco casas na última semana. A procura está grande", disse.

No ano passado, moradores da Travessa Dona Palmira, no bairro Zé Garoto, gastaram cerca de R$ 50, cada, para colocar o equipamento no muro dos fundos da via, ao lado do cemitério. A travessa tem portão há seis anos. "Um garoto pulou o muro e entrou na casa de um vizinho. Não levou nada, mas isso já motivou a colocar a concertina", disse o aposentado Rogério Braga, de 72 anos, que justificou o portão: "Ele nos deixa mais tranquilos para desembarcar do carro. Antes, ficávamos muito expostos", contou.

Moradores do bairro Zé Garoto, no Centro da cidade, cercam suas casas com grades e arame farpado fotos Ricardo Cassiano
Homem se entregou às margens da Rodovia Niterói-Manilha Reprodução / Internet
Rio de Janeiro - 21/06/2019 - Foi transferido o Igor Neri, 23 anos o mesmo matou a mulher a tiros e escondeu o corpo delas no porta-malas do carro, na manhã desta sexta-feira, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do estado. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia Luciano Belford/Agência O Dia