Mais Lidas

Acidente que se repete

Rompimento de adutora da Cedae é o terceiro desde o ano passado, em Nova Iguaçu

Rio de Janeiro - RJ  - 18/06/2019 - Rompimento de adutota da CEDAE -  Adutora da CEDAE se rompeu na tarde de ontem causando transtorno aos moradores do Km 32, em Nova Iquaçu, Baixada Fluminense - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 18/06/2019 - Rompimento de adutota da CEDAE - Adutora da CEDAE se rompeu na tarde de ontem causando transtorno aos moradores do Km 32, em Nova Iquaçu, Baixada Fluminense - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia -

Um dia após terem suas casas invadidas pela água, devido ao rompimento de uma adutora, moradores do Parque São Francisco, no bairro KM 32, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, reclamam de negligência por parte da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). De acordo com as famílias, há pelo menos dez dias a Cedae vinha sendo chamada para conter um vazamento no local, o que só teria acontecido poucas horas antes do acidente. Apesar das reclamações, segundo moradores, os técnicos da companhia negaram ter detectado o problema.

Segundo a Defesa Civil, 108 famílias foram afetadas; três estão desalojadas. É o caso da família de Márcia Pires de Jesus, de 22 anos. A jovem dormia com o filho de 1 ano no momento do acidente e foi resgatada pelos sogros. "Faltava pouco para a água alcançar a altura da cama. Você leva um tempo para conquistar as coisas e em poucos segundos tudo vai embora. Vai ser um recomeço", desabafa. Além de móveis, roupas e eletrodomésticos, a família ficou sem os equipamentos do salão de beleza, que sustentava a casa.

Vizinho da adutora, Marllon Cespedes gravou o vídeo que mostra o chafariz que o rompimento da tubulação formou. De acordo com o rapaz, a família acionou a Cedae depois de notar a umidade no terreno. "Vi que estava acontecendo alguma coisa porque o solo estava muito encharcado. A força da água levou tudo. Só não foi pior porque nossa obra foi feita pensando justamente nesse risco", disse. No total, seis ruas foram afetadas pela enxurrada: São Marcos, Santa Tereza, Santa Maria, São Jorge, Santa Rosa e Estrada do Tingui.