Mais Lidas

Witzel defende operações

Governador critica decisão do MPF de investigar uso de helicópteros em ações

O governador Wilson Witzel (PSC) criticou o Ministério Público Federal (MPF) que, segundo o jornal O Globo, vai passar a investigar os crimes cometidos por policiais em helicópteros, durante operações nas comunidades do Rio.

Durante cerimônia de entrega de viaturas para a Polícia Militar, Witzel chamou a decisão do MPF de "omissões" contra o crime organizado no estado. Para ele, o MPF precisa "investigar com mais rigor" a atuação dos "narcoterroristas". "O estado está preocupado porque a investigação é só na polícia. Qual a razão de não termos um volume maior de investigação contra lavagem de dinheiro e o tráfico de armas e de drogas? Tá faltando policial na Polícia Federal? Está faltando recurso para o Ministério Público Federal? Está faltando justificativa e eu vou pedir explicações para saber sobre essa quantidade de armas que está entrando no Rio. Até porque, nós precisamos responsabilizar alguém e não pode ser o estado."

Sobre as incursões em comunidades e a interferência do Ministério Público Federal nas investigações, Witzel manteve a defesa dos policiais.

"Não se pode impedir de usar um equipamento da polícia, se temos helicóptero para servir de base para um eventual confronto com terroristas que estão atirando na polícia. Vai haver mais morte de policial. Hoje, nós estamos evitando mais as mortes de policiais, porque estamos agindo com rigor", disse o governador.

O MPF confirmou que a Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria Geral da República (PGR), responsável pelo controle externo da atividade policial e do sistema prisional, chegou a este entendimento com base na Constituição, de que é de competência federal julgar crimes a bordo de navios e aeronaves, inclusive de forças policiais estaduais.