Mais Lidas

Medo na hora do recreio

Ação da PM para retirar faixa do tráfico em escola de São Gonçalo acaba em tiroteio

Faixa estava no muro do Colégio Estadual Ministro José de Moura e Silva
Faixa estava no muro do Colégio Estadual Ministro José de Moura e Silva -

Alunos do Colégio Estadual Ministro José de Moura e Silva, no bairro do Rocha, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, viveram momentos de terror na tarde de ontem. Os estudantes estavam na hora do recreio quando começou um intenso confronto na porta da escola entre policiais militares do 7º BPM (São Gonçalo) e traficantes da região. O tiroteio ocorreu quando os PMs foram tentar retirar uma faixa — colocada no fim de semana passado por criminosos — com frases de ameaça a quem consumisse drogas na porta da unidade.

De acordo com uma funcionária da escola, que preferiu não se identificar, os alunos se assustaram com a situação. "Eles estavam todos no pátio, por volta das 16 horas. A gente tentou acalmar, mas eles choravam. Foi uma cena horrível. Fiquei resguardando os alunos junto com os professores", contou. "Os policiais entraram no colégio e avisaram que iam retirar a faixa. Quando saíram, começou o tiroteio", acrescentou.

Na mensagem da faixa, criminosos alertam que "colégio é lugar de aprendizado, educação e um futuro digno para nossas crianças". Uma bandeira vermelha também foi desenhada ao lado da mensagem em referência à facção criminosa que controlaria o tráfico de drogas na região.

Procurada, a Secretaria Estadual de Educação não se manifestou. Ao todo, 950 alunos frequentam diariamente o colégio estadual. Ontem, cerca de 250 estavam no momento do tiroteio. A Polícia Militar também não informou se foi acionada para a ocorrência ou se ocorrerão ações contra a investida do grupo criminoso. A Polícia Civil disse que há investigações em andamento por parte da 72ª DP (São Gonçalo) para apurar o tráfico de drogas na região.

Faixa estava no muro do Colégio Estadual Ministro José de Moura e Silva Reprodução
Faixa colocada em Maria Paula, Niterói, proibindo roubos na região Reprodução / Internet
Em faixa colocada no Complexo do Alemão, traficantes ameaçam moradores a varrer 300 metros caso lixo seja descartado em local irregular Reprodução / Internet
Mensagem colocada por traficantes na favela do Sapo Reprodução / Internet
Faixa proibindo roubos na comunidade do Salgueiro Reprodução / Internet