Mais Lidas

Sacode na Mangueirinha

Entre os que caíram na rede da polícia está um soldado paraquedista do Exército

O paraquedista Matheus William foi um dos presos na ação
O paraquedista Matheus William foi um dos presos na ação -

Policiais da 59ª DP (Duque de Caxias) fizeram ontem uma operação contra quadrilha especializada em sequestros e roubos de cargas e de veículos no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Batizada de 'Caligarium', a ação prendeu 26 pessoas. Entre os presos está o soldado paraquedista Matheus William Pereira Valentim Máximo, de 20 anos. Dois traficantes, identificados como Rodrigo Rabelo Ferreira, o 'Panda', de 22 anos, e Francisco Eldon Rodrigues Filho, o 'Cacá', de 34, chegaram a fazer uma família refém, mas foram capturados.

Segundo a polícia, as investigações começaram há cerca de três meses, quando caminhoneiros foram alvos da quadrilha. Ainda de acordo com a corporação, o grupo agiria principalmente nas vias expressas que cortam Duque de Caxias, como a Linha Vermelha e a Rodovia Washington Luiz (BR-040), e os roubos seriam uma forma de aumentar os lucros do tráfico de drogas das comunidades. "O tráfico fomenta outros crimes muito graves, como roubo de cargas e de veículos", disse o delegado André Leiras, titular da 59ª DP.

De acordo com o delegado, os caminhoneiros também fariam parte do esquema e as cargas roubadas seriam revendidas dentro do conjunto de favelas do Complexo da Mangueirinha. Segundo ele, os lojistas que não participavam do esquema eram alvo dos criminosos, que cobrariam uma espécie de pedágio para que os comerciantes mantivessem os estabelecimentos abertos.

O delegado informou que membros da quadrilha agiam livremente porque muitos deles não tinham passagem pela polícia e, portanto, quando parados em blitzes, eram liberados.

Ontem, um vídeo na internet mostrou supostos traficantes do Corte 8, no Complexo da Mangueirinha, ostentando fuzis, pistolas e uma granada, ao som de funk.

O paraquedista Matheus William foi um dos presos na ação Luciano Belford
Presos estão sendo levados para a Cidade da Polícia Luciano Belford / Agência O Dia
Presos chegam à Cidade da Polícia Luciano Belford / Agência O Dia
Policiais civis da 59ª DP (Duque de Caxias) fizeram nesta quinta-feira operação contra uma quadrilha especializada em roubo de cargas, roubo de veí­culos e sequestros em Duque de Caxias. Entre os presos, um militar do Exército Luciano Belford/Agência O Dia
Traficantes ostentam fuzis e granada em comunidade de Duque de Caxias WhatsApp O DIA (21) 98762-8248