Mais Lidas

Moradores vão à luta

Vidigal faz abaixo-assinado pedindo liberação de trecho da Avenida Niemeyer

Moradores pedem ainda linha de micro-ônibus entre comunidade e a estação de metrô Antero de Quental
Moradores pedem ainda linha de micro-ônibus entre comunidade e a estação de metrô Antero de Quental -

O abaixo-assinado dos moradores das comunidades do Vidigal e Chácara do Céu para reabrir parte da Avenida Niemeyer, interditada desde terça-feira, já conta com cerca de 2 mil assinaturas. O objetivo é alcançar 6 mil adesões até amanhã. O documento, que será entregue à Prefeitura do Rio, pede ainda um micro-ônibus para o transporte entre a entrada do Vidigal e a estação de metrô Antero de Quental, no Leblon. Segundo os moradores, além dos transtornos para trabalhadores e estudantes, que precisam andar grandes distâncias, o fechamento está provocando perdas para o comércio local.

Moradora da parte alta do Vidigal, Mariana Alvino, de 20 anos, precisa descer a pé até o Leblon para levar a filha de 5 anos para a escola, em Ipanema. "É muito tempo e sacrificante para ela", afirmou.

"Já sofremos com a reversível (que funciona das 6h30 às 10h30, sentido, Leblon) e ainda vamos ser prejudicados pelo fechamento? O que será do Vidigal? Ficaremos numa ilha sem nenhuma assistência", reclamou o mototaxista João Paulo Cardoso, 38 anos.

Ontem, a Justiça negou pedido de liminar feito pela prefeitura para reabrir a Niemeyer, interditada por determinação da Justiça, a pedido do Ministério Público Estadual (MPRJ). O desembargador Mauro Pereira Martins determinou realização de perícia no prazo de 72 horas, que termina hoje.

Procurada, a prefeitura comunicou que "o prazo para a perícia não constava da decisão inicial e isso poderia fazer com que levasse um tempo interminável", informou a prefeitura, em nota.