Mais Lidas

Quase mil presos

Operação Cronos II prende 937 em 21 estados e no DF

Preso no Rio de Janeiro
Preso no Rio de Janeiro -

Uma megaoperação envolvendo as polícias civis de 22 estados e do Distrito Federal, ontem, prendeu mais de 900 criminosos. Somente no Rio foram 150 presos, sete por feminicídio. Havia 328 mandados a serem cumpridos no estado, na operação batizada de Cronos II. Ao todo foram 937 prisões: 881 por homicídio e 56 por feminicídio (56).

Um dos presos no Rio foi Manuel Avelino de Sousa Junior, conhecido como 'Peida Voa', que confessou ter assassinado e esquartejado a estudante Matheusa Passarelli (leia na página 7).

Thiago da Rocha Azevedo, Alexsandro Tejadas Silva e um menor de 16 anos foram apreendidos por envolvimento na morte e ocultação do cadáver do aposentado Paulo Cezar Vaz Santos, de 68 anos. O corpo de Paulo Cesar foi encontrado com marcas de tiros boiando na Baía de Guanabara, no último dia 10, na altura da Ilha do Governador. Ele estava desaparecido desde o dia 7. 

Outro preso no Rio foi Raphael da Silva Thosi, que matou o padrasto, Cristiano Aquino de Oliveira, a tiros, em fevereiro de 2008. O crime aconteceu na casa em que eles moravam em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

A operação contou com a participação de 487 policiais civis e 164 viaturas no Rio de Janeiro. 

Primeira fase

Deflagrada em agosto de 2018, a primeira fase da Operação Cronos resultou na prisão de mais de 2,6 mil pessoas em todo o país. Além disso, foram apreendidos 341 adolescentes.

Durante a primeira fase, foram apreendidas 146 armas de fogo e aproximadamente 383 quilos de drogas.

Preso no Rio de Janeiro Divulgação / Polícia Civil RJ
Preso no Amapá Divulgação / Polícia Civil AP
Preso no Distrito Federal Divulgação / Polícia Civil DF
Preso no Rio Grande do Sul Divulgação / Polícia Civil RS
Manuel Avelino de Souza Junior não tinha passagem pela polícia Divulgação / Polícia Civil
Preso no Pará Divulgação / Polícia Civil PA
Preso no Pará Divulgação / Polícia Civil PA
Presa em Santa Catarina Divulgação / Polícia Civil SC